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dc.contributor.advisorRibeiro, Débora Inácia, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorCouto, Tania Cristina de Carvalho Paiva-, 1978-pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T12:11:40Z-
dc.date.available2023-04-18T12:11:40Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6407-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiro, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os fatores associados ao abandono do tratamento psicoterapêutico compõem importantes fontes de informação sobre os tratamentos e possibilitam maior compreensão dos fatores envolvidos na eficácia dos atendimentos. O que provocou esta pesquisa adveio com a seguinte questão: Qual a porcentagem de abandono dos atendimentos psicoterapêuticos na clínica-escola, de acordo com as etapas do tratamento e abordagem? Através do método de pesquisa descritiva, análise documental, e com a intenção de compreender os índices de abandono nos atendimentos psicológicos na clínica-escola, os quais, hoje, não estão claramente definidos, esta pesquisa, tem o objetivo de mapear o índice de abandono dos atendimentos psicoterapêuticos na clínica-escola, tendo em vista a porcentagem de abandono do serviço de acordo com as etapas do tratamento. Para isso, fora analisado 842 casos de abandono, arquivados no período de 2018 a 2021, o que representa 20% do total de inscritos para este mesmo período. Como resultado, pode-se compreender que a fase de aderência ao tratamento foi a etapa em que ocorreu o maior número de abandono, sendo presente em 45,4% dos prontuários analisados. Também o custo financeiro das sessões pode ser compreendido como um fator que possa resultar em abandono, uma vez que 30% dos prontuários analisados estavam em inadimplência. Pode-se compreender que são muitos fatores que levam ao abandono do tratamento psicoterapêutico sendo a relação terapêutica um importante fator a ser analisado e priorizado nos atendimentos. Neste estudo, adotou-se os termos desistência e abandono com significados distintos, sendo que, desistência fora aplicado aos casos que a inscrição foi realizada, porém nunca compareceram em nenhuma sessão, e abandono fora aplicado aos casos que compareceram ao menos em uma sessão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The factors associated with the abandonment of psychotherapeutic treatment are important sources of information about treatments and allow a greater understanding of the factors involved in the effectiveness of care. What provoked this research came with the following question: What is the percentage of dropout of psychotherapeutic care in the teaching clinic, according to the stages of treatment and approach? Through the method of descriptive research, document analysis, and with the intention of understanding the dropout rates in psychological care in the school clinic, which, today, are not clearly defined, this research aims to map the dropout rate of psychotherapeutic care at the teaching clinic, considering the percentage of service dropout according to the stages of treatment. For this, 842 cases of dropout were analyzed, filed in the period from 2018 to 2021, which represents 20% of the total registered for this same period. As a result, it can be understood that the treatment adherence phase was the stage in which the highest number of dropouts occurred, being present in 45.4% of the analyzed records. Also, the financial cost of the sessions can be understood as a factor that can result in dropout, since 30% of the analyzed records were in default. It can be understood that there are many factors that lead to the dropout of psychotherapeutic treatment and the therapeutic relationship is an important factor to be analyzed and prioritized in the consultations. In this study, the terms withdrawal and dropout were adopted with different meanings, with withdrawal being applied to cases in which registration was made, but never attended any session, and dropout was applied to cases that attended at least one session.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T12:11:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_Tania Paiva_Psicologia_2022(5).pdf: 1922105 bytes, checksum: 87a23a208a06047d528b41e0174f69e4 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (81 f.) : il.; digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.subjectPsicoterapiapt_BR
dc.titleDesistência e abandono dos atendimentos psicológicos em uma Clínica-escola de psicologia no Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
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