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dc.contributor.advisorGodoy, Monique Marques, 1993-pt_BR
dc.contributor.authorBraga, Mariana Silveira, 1999pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-18T13:48:08Z-
dc.date.available2023-04-18T13:48:08Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6411-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Monique Marques Godoy-Dolcinotti, Departamento de Psicologiapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo das habilidades sociais tem apresentado diversas contribuições para as interações humanas, o que potencializa o bem-estar e a satisfação pessoal do indivíduo que apresenta um repertório comportamental socialmente habilidoso. Essas habilidades são compostas por comportamentos sociais, que, assim como qualquer comportamento, são aprendidos. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivo realizar uma avaliação das habilidades sociais dos egressos de graduação de Engenharia Mecânica uma universidade no interior de São Paulo, relacionando os resultados obtidos com o programa pedagógico do curso em questão, buscando relacionar quais habilidades sociais são esperadas que o egresso apresente a partir do projeto pedagógico do curso e as habilidades que realmente são apresentadas, caracterizando este estudo como pesquisa de campo e documental. Para isso, foi utilizado uma entrevista semiestruturada e a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais 2 - Del Prette. A entrevista foi analisada a partir do método de análise de conteúdo e o Inventário foi avaliado de acordo com o respectivo manual de correção. A partir desta pesquisa, foi demonstrado que os quatro participantes apresentam, de modo geral, habilidades sociais que são esperadas após a conclusão do curso, como por exemplo: habilidades sociais de comunicação; habilidades sociais assertivas de enfrentamento, habilidades sociais de civilidade e, por fim, habilidades sociais de trabalho. Essas habilidades puderam ser desenvolvidas ao decorrer da graduação por meio de programas como: iniciação científica, estágio extracurricular, projetos de extensão, dentre outros. A avaliação realizada com os participantes foi comparada com o que se espera do perfil do egresso com o uso do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Mecânica como parâmetro. Com isso, conclui-se que, de modo geral, os participantes desta pesquisa atingem o que é esperado pelo projeto pedagógico do curso, mas isso não deve levar à generalização dos egressos. Sugere-se que para uma melhor compreensão e visando a elaboração de projetos de intervenção em habilidades sociais, seja dada continuidade para esta pesquisa com uma amostra maior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study of social skills has made several contributions to human interactions, which enhances the well-being and personal satisfaction of individuals who have a socially skilled behavioral repertoire. These skills are composed of social behaviors, which, like any behavior, are learned. With that in mind, the present study aims to carry out an assessment of the social skills of graduates of Mechanical Engineering from a university in the interior of São Paulo, relating the results obtained with the pedagogical program of the course in question, seeking to relate which social skills are expected that the graduate presents from the pedagogical project of the course and the skills that are actually presented, characterizing this study as field and documentary research. For this, a semi-structured interview and the application of the Social Skills Inventory 2 - Del Prette were used. The interview was analyzed using the content analysis method and the Inventory was evaluated according to the respective correction manual. From this research, it was shown that the four participants generally have social skills that are expected after completing the course, such as: social communication skills; Assertive social coping skills, social civility skills, and finally social work skills. These skills could be developed during graduation through programs such as: scientific initiation, extracurricular internship, extension projects, among others. The evaluation carried out with the participants was compared with what is expected from the egress profile using the Pedagogical Project of the Mechanical Engineering course as a parameter. With this, it is concluded that, in general, the participants of this research reach what is expected by the pedagogical project of the course, but this should not lead to the generalization of the graduates. It is suggested that for a better understanding and aiming at the elaboration of intervention projects in social skills, this research should be continued with a larger sample.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T13:48:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_Mariana Silveira Braga_Psicologia_2022.pdf: 986193 bytes, checksum: 65d12ea0f8f5c00d142b1c4c67c9cc81 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (59 f.) : il.; digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCompetência socialpt_BR
dc.titleHabilidades sociais : uma avaliação em egressos de engenharia mecânica para o mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
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