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dc.contributor.advisorAraujo, Dawilmar Guimarães de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Lucas Eustáquio Trajano, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rodolfo Candido de Sousa, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T16:56:04Z-
dc.date.available2023-04-27T16:56:04Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6440-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Dawilmar Guimarães Araujopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Informática, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de graduação é sobre o desenvolvimento de um jogo eletrônico de estratégia em tempo real tower defense (em português, "defesa de torres") com modificações no game design que buscam aumentar o nível de interações jogador-jogo durante o gameplay. Um tower defense é um jogo onde o jogador assume o papel de um protetor onipresente que tem como principal objetivo impedir que entidades invasoras completem um pré-determinado percurso em um cenário. Para impedi-las o jogador dispõe apenas de ferramentas indiretas, e automáticas, com a capacidade de neutralizar essas entidades invasoras. Quando todos os invasores no cenário forem neutralizados, uma nova onda de invasores é iniciada e o ciclo se repete. Este gênero é uma sub-classificação dentro do gênero de jogos de estratégia e pode ser desenvolvido utilizando-se um de dois modelos distintos de game design. O primeiro, chamado de "estratégia baseada em turnos", onde os eventos que compõem o gameplay loop acontecem de forma sequencial, e o segundo conceito denominado de "estratégia em tempo real", onde esses mesmos eventos acontecem em simultâneo. Como o objetivo do jogo desenvolvido é aumentar o nível de interação jogador-jogo, o modelo que melhor se encaixa na proposta é o de estratégia em tempo real. Outra modificação no game design é de remover a onipresença do jogador, permitindo ele apenas controlar uma entidade dentro do jogo. Essa segunda modificação cria inúmeras limitações para o jogador, porém todas elas aumentam a necessidade do mesmo de interagir com o jogo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This graduation work is about the development of a real-time strategy electronic game tower defense with game design modifications that seek to increase the level of layer-game interactions during gameplay. A tower defense is a game where the player assumes the role of an omnipresent protector whose main objective is to prevent invading entities from completing a predetermined path through a scenario. To stop them, the player has only indirect, and automatic, tools with the ability to neutralize these invading entities. When all the invaders in the scenario have been neutralized, a new wave of invaders is initiated and the cycle repeats. This genre is a sub-classification within the strategy games genre and can be developed using one of two distinct game design models. The first, called "turn-based strategy", where the events that make up the gameplay loop happen sequentially, and the second concept called "real-time strategy", where these same events happen simultaneously. As the objective of the developed game is to increase the level of player-game interaction, the model that best fits the proposal is real-time strategy. Another modification in game design is to remove the omnipresence of the player, allowing him to control only one entity within the game. This second modification creates numerous limitations for the player, but all of them increase the need for him to interact with the game.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-27T16:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG - Lucas Eustaquio, Rodolfo Candido pdfA.pdf: 1120323 bytes, checksum: f5a1251c5d443881aa6271800af7658c (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent42 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTempo realpt_BR
dc.titleReestruturação do Game Design de um Tower Defense Clássico aplicando Gameplay Loop ativopt_BR
dc.title.alternativeRestructuring the Game Design of a Classic Tower Defense applying active Gameplay Looppt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherEvangelista, Luiz Eduardo Souzapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Josinei Rodrigues Lopes, 1968-pt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Computação - Trabalhos de Graduação

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