Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T23:39:54Z-
dc.date.available2023-08-11T23:39:54Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como tema principal a Inclusão Escolar de estudantes elegíveis à Educação Especial, e como objetivo a análise das práticas docentes de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com viés intervencionista, e contou com a participação voluntária de quatro professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados nas etapas de coleta da pesquisa foram analisados a partir da análise de conteúdo. Como produto, ao final foi realizado um Momento Formativo a fim de contribuir com as práticas docentes por meio de uma introdução aos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem. Os resultados da análise dos dados coletados mostraram que existe o propósito e a ação dos professores em favor da inclusão de estudantes elegíveis à Educação Especial, e que suas práticas docentes ainda se deparam com desafios impostos pela formação inicial e continuada insuficiente, mas principalmente por um sistema e estrutura de ensino obsoletos que não respeitam e não acolhem a diversidade e as diferenças, prejudicando assim o processo de Inclusão Escolar e a aprendizagem de todos os estudantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has as its main theme the School Inclusion of students eligible for Special Education, and as its objective the analysis of the teaching practices of teachers of the Early Years of Elementary School. It is characterized as a qualitative research, with an interventionist bias, and counted with the voluntary participation of four teachers from the first to the fifth year of Elementary School of a municipal public school. For data collection, the instruments used were a questionnaire and a semi-structured interview. The data collected in the collection stages of the research were analyzed based on content analysis. As a product, at the end a Formative Moment was held in order to contribute to the teaching practices through a brief introduction to the concepts of Universal Design for Learning. The results of the analysis of the data collected showed that there is the purpose and action of teachers in favor of the inclusion of students eligible for Special Education, and that their teaching practices still face challenges imposed by insufficient initial and continuing education, but mainly especially by an obsolete education system and structure that does not respect and welcome diversity and differences, thus hindering the process of School Inclusion and the learning of all students.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T23:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdf: 2342724 bytes, checksum: be4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aa (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDesenho universalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDesenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Mércia Aparecida da Cunhapt_BR
dc.contributor.otherCosta-Renders, Elizabete Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Juliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.