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dc.contributor.authorOliveira, Iago Daniel Moraes de, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael Ribeiro Dias da, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T19:37:44Z-
dc.date.available2023-09-11T19:37:44Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6561-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Ângela Maria Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Em um setor tomado pelas oficinas maiores, ou até mesmo filiais de grande renome, para que oficinas de pequeno porte tenham maior atenção dos clientes, elas necessitam ter um diferencial que deve ir além de um bom serviço prestado. No entanto, para permanecerem no mercado, uma análise de custos é de extrema importância para a microempresa, a oficina. O objetivo geral desse trabalho consistiu em mensurar os custos incorridos em uma oficina mecânica de pequeno porte para formar o preço de venda e compará-los com os valores praticados no mercado. Como objetivos específicos, propôs-se apresentar as principais atividades da empresa objeto de estudo, identificar o tempo gasto nas atividades dos serviços prestados, apurar todos os custos fixos e variáveis abrangentes na oficina mecânica X, formar o preço de venda e comparar o valor calculado da prestação dos serviços com o preço praticado pela oficina mecânica. Para a realização destes objetivos, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, relacionando as variáveis causal e descritiva com coleta de dados do tipo comunicação e observação na oficina mecânica X, no município de Taubaté, localizado na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo e nas suas concorrentes. Com os resultados obtidos pelo método utilizado, identificou-se que todos os serviços tiveram uma diferença negativa entre o preço apurado e o praticado, no serviço de troca de freios 27,58%, a instalação do turbocompressor de 17,87%, a troca de escapamento de 41,57% e a troca de óleo apresentou uma maior desvantagem de 58,17% em relação aos demais serviços oferecidos. Dessa maneira, pode-se concluir que quando comparados os preços da oficina mecânica apurado com o praticado atualmente por ela, todos os serviços apresentam desvantagem.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T19:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iago Daniel Moraes de Oliveira.pdf: 440762 bytes, checksum: e3cf4097e07f97092b4e06e07985ad2f (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (36 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectCusto-benefíciopt_BR
dc.subjectPreços e custospt_BR
dc.titleMensuração de custos e formação de preço de venda em uma pequena oficina mecânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
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