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dc.contributor.advisorSantos, Vilma da Silva, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorVerneque, Grazielle Rodrigues, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T19:41:03Z-
dc.date.available2023-09-11T19:41:03Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6562-
dc.descriptionOrientador: Profa. Ma. Vilma da Silva Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na atualidade, a tecnologia e inovação se tornaram valiosas para a sobrevivência das empresas no concorrido mercado financeiro. O mesmo ocorre com as instituições financeiras e bancos frente à rápida evolução das chamadas fintech, que têm causado impactos nas tracionais instituições. As novas empresas, baseadas inteiramente em tecnologia, prometem menos burocracia e acesso facilitado aos serviços financeiros, na maioria das vezes de forma totalmente digital. No contexto das transformações promovidas pelas empresas que se denominam fintech destaca-se a startup Nubank, que desenvolveu um modelo de negócios inovador, que vem crescendo de forma exponencial, causando impactos nas instituições financeiras e bancárias. Nesse contexto, este estudo apresenta a trajetória da startup brasileira Nubank que é pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartão de crédito e fintech. A pesquisa, exploratória e bibliográfica, apoia-se em um estudo de caso do Nubank, uma fintech do mercado financeiro brasileiro. O Nubank surgiu como novo produto financeiro e é a startup brasileira que mais tem notoriedade no mercado financeiro nacional e internacional. Embora os bancos tradicionais sejam ainda grandes referências no mercado, além de terem consolidado fortemente seus serviços, as fintechs ou startups financeiras, como o Nubank, têm cada vez mais se destacado e mudado a relação tradicional entre banco e cliente, seja por novos meios de pagamentos ou por oferecer seu produto 100% digital, além de ter um custo operacional menor do que o dos bancos tradicionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays, technology and innovation have become valuable for the survival of companies in the competitive financial market. The same occurs with financial institutions and banks in the face of the rapid evolution of so-called fintech, which has had an impact on international institutions. The new companies, based entirely on technology, promise less bureaucracy and easier access to financial services, most of the time in a completely digital form. In the context of the transformations promoted by companies that call themselves fintech, the startup Nubank stands out, which developed an innovative business model, which has been growing exponentially, causing impacts on financial and banking institutions. In this context, this study presents the trajectory of the Brazilian startup Nubank, which is a pioneer in the financial services segment, acting as a credit card and fintech operator. The research, exploratory and bibliographic, is based on a case study of Nubank, a fintech of the Brazilian financial market. Nubank emerged as a new financial product and is the Brazilian startup that has the most notoriety in the national and international financial market. Although traditional banks are still great references in the market, in addition to having strongly consolidated their services, fintechs or financial startups, such as Nubank, have increasingly stood out and changed the traditional relationship between bank and customer, whether by new means of payments or offering their product 100% digital, in addition to having a lower operating cost than traditional banks.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T19:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Grazielle Rodrigues Verneque.pdf: 1332646 bytes, checksum: 2e742be020a6a428109b603588ae48b5 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (91 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado financeiropt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleNubank : um estudo da startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeirospt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCoelho, Francisco de Assis, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherSantiago, Marlene Ferreira, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Rose Lima de Moraispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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