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dc.contributor.advisorSantos, Vilma da Silva, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorGuion, Heitor Diniz, 1995-pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T12:27:30Z-
dc.date.available2023-09-12T12:27:30Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6565-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Vilma da Silva Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2020.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O setor de transporte brasileiro teve sua evolução traçada a partir de diversos ciclos históricos percorridos ao longo das últimas décadas. O modal rodoviário de cargas, também, merece destaque dentro deste contexto evolutivo. A história desta modalidade de transporte no Brasil está calcada em fortes investimentos públicos aplicados na implantação de infraestrutura, expandindo a malha rodoviária nacional notavelmente. O surgimento de uma forte indústria de transporte rodoviário de cargas ajudou a expansão de toda essa infraestrutura. Este crescente desenvolvimento conduziu o transporte rodoviário de cargas a ser o responsável pela maior parte dos fluxos de bens e serviços no país e por realizar a integração das diferentes partes do território brasileiro. Sem o transporte de cargas, os produtos não chegariam às mãos dos consumidores, indústrias não produziriam, não haveria comércio externo. Mais do que um simples setor, o transporte de cargas é um serviço horizontalizado que viabiliza os demais setores, afetando diretamente a segurança, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico do país. O trabalho objetivou caracterizar o modal de transporte rodoviário de cargas e verificar sua eficiência e contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro. Para isso, o trabalho realizou pesquisa descritiva bibliográfica apoiada em uma análise de caso da atual situação do cenário geral do modal de transporte nacional, principalmente o rodoviário de cargas. Considerou-se que o, Brasil possui dimensões continentais e tem seu sistema de transporte apoiado principalmente no modelo rodoviário que é tornou-se um fator importante para o desempenho econômico, pois propicia a circulação de bens e mercadorias pelo ambiente econômico. Um melhor sistema de transporte contribui para um alargamento de mercado tanto para os produtores locais quanto para produtores externos que passam a ter acesso ao local em que ocorreu uma melhora do sistema de transporte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The brazilian transport sector has evolved from several historical cycles over the past few decades. The road freight modal, too, deserves to be highlighted within this evolutionary context. The history of this mode of transport in Brazil is based on strong public investments applied after the implantation of infrastructure, expanding the national road network notably. The emergence of a strong road freight transport industry helped the expansion of this entire infrastructure. This growing development has led road cargo transport to be responsible for most of the flows of goods and services in the country and for integrating the different parts of the Brazilian territory. Without cargo transportation, products would not reach consumers, industries would not produce, there would be no foreign trade. More than a simple sector, cargo transportation is a horizontal service that makes other sectors viable, directly affecting security, quality of life and economic development in the country. The work aimed to characterize the modal of road cargo transportation and verify its efficiency and contribution to the Brazilian economic development. For this, the work carried out descriptive bibliographic research supported by a case analysis of the current situation of the general scenario of the national transport modal, mainly the road freight. It was considered that, Brazil has continental dimensions and its transport system is supported mainly on the road model, which has become an important factor for economic performance, as it allows the circulation of goods and goods through the economic environment. A better transport system contributes to a widening of the market both for local producers and for external producers who now have access to the place where an improvement in the transport system occurred.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-12T12:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Heitor Diniz Guion.pdf: 2275316 bytes, checksum: 858f3e9bf34e5044955c4add3273b3a8 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (87 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleO transporte rodoviário de cargas e sua contribuição no processo de desenvolvimento econômico do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCoelho, Francisco de Assis, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherSodré, Paulo Henrique Costa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherSantiago, Marlene Ferreira, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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