Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Fernanda Cardoso Fragapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Geovana Almeida Nunes da, 1995-pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T16:16:52Z-
dc.date.available2023-10-09T16:16:52Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6665-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Fernanda Cardoso Fraga Fonsêca, Departamento de Psicologia.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Biociências, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo em vista a transição escola-universidade e as dificuldades emocionais proporcionadas por este período, pesquisa-se sobre a saúde mental de estudantes universitários, cujo objetivo geral foi compreender de que forma a vivência acadêmica afeta a saúde mental de estudantes de engenharia. Para tanto, este estudo teve como objetivos específicos identificar quais as dimensões da vivência acadêmica afetam a saúde mental dos discentes, descrever como a vivência acadêmica dos estudantes de uma instituição pode influenciar nos aspectos da saúde mental e reafirmar a importância do psicólogo nas instituições de ensino superior. Realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. A análise dos dados foi baseada no constructo da análise de conteúdo de Bardin. A partir desses resultados, infere-se que os participantes da pesquisa foram afetados na dimensão pessoal/emocional pela dimensão institucional, curso/carreira e estudos. São relatados pelos estudantes sintomas que indicam que a sua saúde mental foi afetada negativamente pela vivência acadêmica, devido às dificuldades emocionais relatadas ao longo da trajetória acadêmica que afetaram o seu bem-estar psicológico e físico, dada a sobrecarga percebida na rotina de estudos. Com isso, conclui-se que os serviços psicológicos remediativos e desenvolvimentais, e principalmente serviços preventivos são essenciais no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In view of the high school-university transition and the emotional difficulties provided by this period, research was carried out on the mental health of university students, whose general objective was to understand how academic experience affects the mental health of engineering students. Therefore, this study had as specific objectives to identify which dimensions of academic experience affect the mental health of students, to define how the academic experience of students at an institution can influence aspects of mental health and reaffirm the importance of the psychologist in higher educational institutions. An exploratory, descriptive and qualitative research was carried out. Data analysis was based on Bardin's content analysis construct. From these results, it is inferred that the research participants were affected in the personal/emotional dimension by the institutional dimension, course/career and studies. Symptoms that indicate that their mental health was negatively affected by academic experience are reported by students, due to emotional difficulties reported throughout the academic trajectory that affected their psychological and physical wellbeing, given the overload perceived in the routine of studies. Thus, it is concluded that remedial and developmental psychological services, and especially preventive services, are essential in higher education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T16:16:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Acesso ao texto completo.pdf: 1893746 bytes, checksum: 66936483b784e2875f7bb68930a96c25 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (123 f.) : il. ; digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade acadêmicapt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.titleA influência da vivência acadêmica na saúde mental de estudantes de engenhariapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Acesso ao texto completo.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.