Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Laercio Donizetti Olivaespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-03T15:23:01Z-
dc.date.available2019-07-03T15:23:01Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/666-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto Chavespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2009pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso sobre a cadeia de suprimentos para abasticimento de partes e peças importadas em uma empresa sistemista do setor automobilístico. Em seu extenso portfólio de fabricação o item mais importante é o auto rádio, que será avaliado neste estudo de caso por estar amparado em contrato de joint venture com uma empresa chinesa, tem a comercialização mais rentável e agrega alto grau tecnológico, requerendo maior preocupação com a modernização da cadeia de suprimentos dos itens importados. Nesse contexto, é apresentada uma metodologia de logística integrada, regimes aduaneiros, técnicas produtivas Optimized Production Technology - OPT e Total Quality Management TQM e operadores logísticos. Mesclando o uso de todos com técnicas logísticas e focadas na solução do problema encontrado. Identificaram-se nos procedimentos logísticos adotados, paradigmas ultrapassados, ineficácia do processo e falta de sinergia entre as operações, onde foi proposta uma solução viável baseada num cronograma de atividades e ações estratégicas visando não comprometer o dia a dia. No capítulo resultados e discussão demonstra-se que a partir de 2009, após este estudo constata-se melhorias principalmente nos prazos de abastecimento em dez por cento menores, estoques reduzidos em dezoito por cento, a produção cresceu em vinte e seis por cento, o faturamento global chegou a dezessete por cento e por fim a eliminação do pagamento de multas aduaneiras por problemas da operação logística. Nas considerações finais mostra-se um acerto na escolha das ferramentas de ação, pois retomaram a rentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to present a case study on the supply chain to supply parts and components imported in a first tier suppliers of the automotive sector, which has in its extensive portfolio to manufacture car radios, supported by joint venture agreement with a Chinese company, which given the many changes in recent years in this very competitive market globally and locally, have required constant concern with the modernization of the supply chain of imported items, to preserve lean production in order to monitor the flow of productive assembly . In this context, we present a brief review of the literature on integrated logistics, customs procedures, improved production techniques known as Optimized Production Technology - OPT and Total Quality Management - TQM and logistics providers, all focused on being effective in this case study. In results and discussion show to the new applications of the tools of logistics, without interrupting the process and its consequences for the operation, all measured in the value chain. The final consideration indicates that the changes contributed positively to the optimization by making use of integrated logistics, breaks paradigms, realignment of the logistics process and resumption of production with market competitiveness.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T15:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Laercio.pdf: 758441 bytes, checksum: e2a2939e245cd1a14b8df10cbbe4a060 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent100 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectLogística integradapt_BR
dc.subjectRegimes aduaneirospt_BR
dc.subjectOperadores logísticospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleMelhoria da competitividade através da aplicação de logística integrada em uma empresapt_BR
dc.title.alternativeUtilização da logística integrada na melhoria da competitividade em uma empresa do setor automotivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Álvaro Azevedopt_BR
dc.contributor.otherMaróstica, Eduardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Laercio.pdf740.67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons