Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorCastro, Pietra Motta de, 2001-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T18:33:43Z-
dc.date.available2024-01-31T18:33:43Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho buscou-se analisar a importância da presença da ludicidade no processo de alfabetização. Ao refletir sobre a forma como esse processo vêm ocorrendo nas escolas, nota-se que algumas práticas mecanicistas (cópias, ditados, cartilhas etc.), frequentemente utilizadas, provocam o desinteresse dos alunos para aprender e frustração nos professores quando não há aprendizagem. Para que haja superação de tais práticas, o uso da ludicidade como estratégia pedagógica tem se mostrado positivo para auxiliar nos processos de alfabetização e de letramento. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi: investigar se as atividades lúdicas auxiliam no referido processo, refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização no Brasil, a partir de uma análise dos métodos já utilizados e investigar a didática proposta para alfabetizar atualmente. Ademais, buscou-se compreender o que são os jogos, brinquedos e brincadeiras e como as instituições educacionais têm concebido o uso destes na alfabetização de seus alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo baseada nas obras que tratam do tema em questão, as quais ofereceram subsídios para a revisão de literatura e também em textos selecionados no Google Acadêmico e SciELO, na sequência iniciou-se a leitura e fichamento das obras e dos textos mais relevantes, procedendo-se posteriormente, à análise de dados coletados e a escrita da monografia. Com o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se os seguintes resultados: melhor compreensão sobre a importância da presença da ludicidade nas atividades a serem desenvolvidas no processo de alfabetização e os desafios e oportunidades para aprender. Fundamentando-se em pesquisas nesta área de conhecimento e em reflexões sobre a importância de incluir no currículo novas práticas que despertem o interesse dos alunos e incentivem positivamente o trabalho do professor, considera-se que o uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização pode se constituir numa base sólida que favorece de maneira significativa a ambos os processos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-31T18:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Pietra Motta de Castro.pdf: 11864540 bytes, checksum: 7ac538e2f651c1a3e52ba75fd1e73616 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO uso de atividades lúdicas como estratégia pedagógica no Processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Pietra Motta de Castro.pdf11.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.