Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorRangel, Samuel Diego Antônio, 2002-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T17:27:40Z-
dc.date.available2024-02-01T17:27:40Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6830-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo aborda a centralidade da oralidade na linguística e na educação, destacando a distinção entre oralidade primária e secundária, bem como sua complexa relação com a escrita. Busca-se destacar a importância da oralidade na formação de cidadãos competentes na comunicação, especialmente no contexto educacional, evidenciando a negligência da prática oral na escola regular e a tendência do sistema educacional em enfatizar desproporcionalmente a modalidade escrita, resultando em desafios significativos para os alunos. Os objetivos incluem explorar estratégias e práticas relacionadas ao ensino da oralidade, analisar o podcast como ferramenta inovadora no ensino de gêneros orais, destacando sua adaptação à era digital e seu papel na promoção da autonomia dos alunos. Ademais, objetiva abordar o conceito de sequência didática e sua importância no ensino de expressão oral e escrita, ressaltando como essa estrutura pode ser fundamental para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica, baseada, principalmente em: DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY; (2004); ANTUNES (2003) e CARDOSO (2021)pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study addresses the centrality of orality in linguistics and education, highlighting the distinction between primary and secondary orality, as well as its complex 2 relationship with writing. The importance of orality in shaping competent communicators, particularly in the educational context, is emphasized. The study brings attention to the neglect of oral practice in regular schools and the educational system's tendency to disproportionately emphasize written modes, leading to significant challenges for students. Objectives include exploring strategies and practices related to oral teaching, analyzing podcasts as an innovative tool for teaching oral genres, highlighting their adaptation to the digital era, and their role in promoting student autonomy. Additionally, the study aims to discuss the concept of didactic sequence and its importance in teaching oral and written expression, underscoring how this structure can be fundamental for the development of students' skills. The methodology employed is literature review, primarily relying on works by DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004), ANTUNES (2003), and CARDOSO (2021).pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-01T17:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo TG Samuel Diego Antonio Rangel.pdf: 272281 bytes, checksum: 803eac9d81330045013274021bb31663 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (17 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectGênero oralpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleEnsino de oralidade a partir do gênero podcast no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo (Trabalho de Graduação)pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Matheus Gabriel de Castro Freire, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherGouvêa, Luzimar Goulart, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Artigo TG Samuel Diego Antonio Rangel.pdf265.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.