Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Leticia Fernandes Frossard, 1995-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T21:38:40Z-
dc.date.available2024-02-26T21:38:40Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6876-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dr. Cristovam da Silva Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A construção identitária sobre a figura e o trabalho do professor é tema relevante para um estudo consciente e coerente de qualquer contexto educacional, assim, nos propomos a estudar como a associação entre o docente e o "herói" mitológico, onipotente e utópico, significam o professor. O tema insere-se na área de concentração das análises e pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa intitulado 'Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias'. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao Projeto de pesquisa 'Processos e práticas de formação', cujo objetivo é estudar os processos de formação docente para a Educação Básica e políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. Realizamos uma pesquisa qualitativa, através de questionário e entrevista semiestruturada com sete professores e professoras de Ensino Fundamental Anos Finais entre cinco e quinze anos de experiência em sala de aula. Utilizamos a análise por Núcleos de Significação, na perspectiva sócio-histórica, para compreender as significações do profissional da educação atuante dentro do contexto atual de relações "fluidas" e descompromisso científico do senso-comum, bem como a influência dialética que tal contexto socioeconômico tem na própria imagem docente. É nossa intenção que as reflexões geradas acerca da consciência e pensamento crítico sobre o próprio papel do educador sejam compiladas em um podcast e auxiliem na compreensão do processo formativo do profissional da educação, bem como tornem mais saudável e produtivo para todos os envolvidos na construção de uma educação crítica, cidadã e inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The construction of identity on the figure and work of the teacher is a relevant topic for a conscious and coherent study of any educational context, so we propose to study how the association between the teacher and the mythological, omnipotent and utopian "hero" signifies the teacher. The topic is part of the area of analysis and research carried out in the Research Group entitled 'Education: professional development, diversity and methodologies'. This research is linked to the line of research "Teacher Training and Professional Development, of the Professional Master's Postgraduate Program in Education, of the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the research project 'Processes and practices of formation', whose objective is to study teacher training processes for Basic Education and continuing education policies, from the perspective of professional development. We carried out qualitative research, through a questionnaire and semi-structured interview with seven teachers of Elementary School Final Years between five and fifteen years of experience in the classroom. We used the analysis by Nuclei of Meaning, in the socio-historical perspective, to understand the meanings of the education workers within the current context of "fluid" relationships and scientific lack of commitment in common sense, as well as the dialectical influence such socioeconomic context has in the teaching image itself. It is our intention that the reflections generated about awareness and critical thinking in the educator's role be compiled in a podcast and help in understanding the training process of teachers, as well as make it healthier and more productive for all those involved in the construction of a critical, citizen and inclusive educationpt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T21:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Leticia Fernandes Frossard Santos.pdf: 425546 bytes, checksum: 96a0e70324325f5a2aabe01aba5d5c96 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (71 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.titleProfessor, o herói Sísifo : uma análise sobre a significação da profissão docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherSoares, Júlio Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Leticia Fernandes Frossard Santos.pdf415.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.