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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Monique Ribeiro da, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T22:10:34Z-
dc.date.available2024-02-28T22:10:34Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6884-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dr. Cristovam da Silva Alves.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa se insere na linha de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional, aborda a temática da Documentação Pedagógica na Educação Infantil. A partir de problemática voltada a responder à questão sobre que estratégias podem ser construídas colaborativamente para instrumentalizar o professor de Educação Infantil na construção da documentação pedagógica de modo que essa seja apoio ao seu fazer docente, tem como objetivo construir colaborativamente propostas para a construção da Documentação Pedagógica do professor a fim de qualificar sua prática no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa se fundamenta em metodologia de abordagem qualitativa, teve como participantes à investigação um grupo de 15 professores atuantes em quatro escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de uma cidade do interior paulista. Como estratégia metodológica, foram realizados dois grupos de discussão, sete encontros de formação realizados de forma remota pela plataforma Google Meet, e diário de campo produzido pela pesquisadora. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado o questionário de avaliação dos encontros formativos. Os dados foram produzidos por meio de gravação de vídeo e áudio dos participantes e da transcrição das informações produzidas, esses analisados conforme abordagem de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Os resultados indicam que as participantes têm familiaridade com práticas documentais, sendo os principais propósitos para documentar encontrados, no compartilhamento de práticas com as famílias, na visibilidade à escuta das crianças, na recuperação de memórias, no acompanhamento dos processos de aprendizagem e no planejamento de propostas alinhadas aos objetivos pedagógicos e aos interesses das crianças. Foram apontadas práticas exitosas pelas participantes, fazendo uso principalmente da captação de dados por meio fotos e vídeos, esses usados como aporte a posterior ação interpretativa. O apoio e o compartilhamento de olhares interpretativos acontecem entre pares, entre professores e entre equipe de sala, principalmente a partir de práticas espontâneas. Os desafios apontam para a falta de tempo para interpretar e documentar os dados colhidos, no âmbito da prática, e para a necessidade de apuramento do olhar, permitindo melhor direcionamento às escolhas do professor quanto ao que e como documentar, sendo a criação de espaço e tempo para a reflexão e para a troca entre pares, conforme apontado por Rinaldi (2020), Dahlberg, Moss e Pence (2019) e Proença (2022) uma possibilidade para a formação e para a qualificação da prática. Como produto técnico, construímos material digital em formato de E-book, como apoio à formação e difusão dos conhecimentos sobre a temática entre formadores e professores da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the line of Teacher Training and Professional Development, addresses the theme of Pedagogical Documentation in Early Childhood Education. From a problematic aimed at answering the question about what strategies can be collaboratively constructed to equip the Early Childhood Education teacher in the construction of pedagogical documentation so that this is support for their teaching practice, it aims to collaboratively construct proposals for the construction of Teacher's Pedagogical Documentation in order to qualify their practice in the field of Early Childhood Education. The research is based on a qualitative approach methodology, had as research participants a group of 15 teachers working in four schools of Early Childhood Education of the Municipal Public Teaching Network of a city in the interior of São Paulo. As a methodological strategy, two discussion groups were held, seven training meetings held remotely through the Google Meet platform, and a field diary produced by the researcher. As a research instrument, a questionnaire was used to evaluate the formative meetings. Data were produced by means of video and audio recording of the participants and the transcription of the information produced, which were analyzed according to the content analysis approach of Laurence Bardin (2016). The results indicate that the participants are familiar with documental practices, with the main purposes for documenting found in sharing practices with families, in the visibility of listening to children, in recovering memories, in monitoring learning processes and in planning proposals. aligned with the pedagogical objectives and interests of the children. Successful practices were pointed out by the participants, making use mainly of capturing data through photos and videos, these used as a contribution to a subsequent interpretative action. The support and sharing of interpretive views happens between peers and between teachers and classroom staff, mainly from spontaneous practices. The challenges point to the lack of time to interpret and document the data collected in the scope of practice and to the need to refine the look, allowing better guidance to the teacher's choices regarding what and how to document, being the creation of space and time for reflection and exchange between peers, as pointed out by Rinaldi (2020), Dahlberg, Moss and Pence (2019) and Proença (2022) a possibility for training and qualifying practice. As a technical product, we built digital material in E-book format, to support the training and dissemination of knowledge on the subject among trainers and teachers of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-28T22:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Monique Ribeiro da Silva.pdf: 7531245 bytes, checksum: 9c37e2b9e7db2962fb142b762ae6f909 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (140 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentação - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleDocumentação pedagógica na Educação Infantil : compreensão, produção e utilização no fazer e no aprender docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherPinazza, Mônica Appezzato, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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