Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Maria Regina Hidalgo dept_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Amanda Pereira, 1999-pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T18:11:52Z-
dc.date.available2024-03-11T18:11:52Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6946-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Maria Regina Hidalgo de Oliveira Lindgrenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo:O objetivo dessa pesquisa é investigar o impacto do design aerodinâmico na eficiência e desempenho de carros de corrida. A metodologia utilizada envolveu testes práticos em condições controladas e simulações computacionais de dinâmica dos fluidos (CFD). A pergunta que orientou a pesquisa foi: "Como ajustes na aerodinâmica podem influenciar a eficiência do combustível e o desempenho em corridas de carros de corrida?" Os resultados encontrados demonstram que modificações na aerodinâmica podem levar a melhorias significativas na eficiência do combustível e no desempenho em corridas, equilibrando a downforce e o arrasto de maneira ideal. A contribuição desta pesquisa reside na identificação da importância da aerodinâmica ativa e no destaque da necessidade de considerar a interação complexa entre os componentes aerodinâmicos e o fluxo de ar ao redor do veículopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research is to investigate the impact of aerodynamic design on the efficiency and performance of racing cars. The methodology used involved practical tests under controlled conditions and computational fluid dynamics (CFD) simulations. The question that guided the research was: "How can adjustments to aerodynamics influence fuel efficiency and performance in sprint car racing?" The results found demonstrate that modifications to aerodynamics can lead to significant improvements in fuel efficiency and racing performance, balancing downforce and drag optimally. The contribution of this research lies in identifying the importance of active aerodynamics and highlighting the need to consider the complex interaction between aerodynamic components and the airflow around the vehicle.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T18:11:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estudo de Aerodinamica de Carros_Amanda Cordeiro ok - Regina Lindgren.pdf: 2104755 bytes, checksum: 87671f53095ec7eba671ccc29f8b9b92 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (75 f.) : il.,digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign aerodinâmicopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectArrastopt_BR
dc.titleEstudo da aerodinâmica em carros de corridapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLindgren, Paulo Cesar Corrêa, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.