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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Edna Moreira dos, 1974-pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T16:14:56Z-
dc.date.available2024-04-08T16:14:56Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7032-
dc.descriptionOrientação: Profª. Drª. Maria Teresa de Moura Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação continuada é uma preocupação constante quando pensamos sobre o desenvolvimento profissional docente devido à necessidade que cabe à escola de atender a sociedade que está em mudanças contínuas e diversas. Percebem-se lacunas na formação docente, desde a formação inicial, pois, embora os órgãos governamentais procurem garanti-la nas universidades, nas escolas e em centros de formações, ainda assim mostra-se deficitária, visto que a qualidade da educação no Brasil ainda não é a desejada. Uma das alternativas que apresentam resultados positivos na formação de professores está relacionada com articulação do tripé: universidade, currículo acadêmico e escola. Desse modo, promovendo a articulação entre uma pesquisa de Mestrado (universidade) e professoras em seu ambiente de trabalho, nossa pesquisa apresentou a proposta de construir diários de aula como instrumento reflexivo da prática docente a professoras de uma rede pública do interior paulista. Iniciou-se esse estudo a partir do seguinte problema: De que forma a elaboração de um diário de aula pode contribuir para o desenvolvimento profissional e para a prática reflexiva do professor? Nosso objetivo é promover e reconhecer as reflexões sobre a prática docente; para tanto as participantes da pesquisa registraram em diários de aula aquilo que consideraram importante ser revisto em busca de melhoria da prática docente. Os principais autores que fundamentam essa pesquisa são: Zabalza (2004), acerca da construção dos diários de aula para prática reflexiva docente; Imbernón (2010), Nóvoa (1995) sobre a formação continuada e Schön (2000), Dewey (1933 apud ZEICHNER,1993), Zeichner (1993) a respeito do profissional reflexivo. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que utilizou dois tipos de instrumentos: registro em diários de aula e entrevista semiestruturada. No início do estudo, quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental aceitaram participar da pesquisa, mas, durante o percurso, houve desistência de duas professoras. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a junho de 2018. A análise desses dados coletados revelou o quanto os registros reflexivos foram significativos e importantes às professoras, conforme ficou evidente em suas declarações a respeito da mudança e/ou manutenção de determinadas práticas. Constatou-se, ao final dessa pesquisa, a validade e a importância do registro em diário de aula como instrumento fundamental para o professor que deseja ser um profissional reflexivo sobre suas ações e estratégias realizadas em sala de aula e que tem o objetivo de melhorar sua prática de forma pontual e sistemática, contínua e eficiente, buscando o ensino diferenciado, igualitário, eficaz e de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The continuing formation is a constant concern about teacher professional development because of the needs of the society that it is in continuing and various changes. There are some gaps in the teacher formation, since the initial, although government agencies try to secure this formation in the university, in schools and formation centers. The education quality, in the Brazil, is not the desired. One of the alternatives that presents good results in the teacher formation is concerned with the tripod articulation: university, academic curriculum and school. Therefore, by promoting the articulation between a master research (university) and teachers in their work environment, it was presented a proposal to build classroom diaries as reflexive instrument of teacher practice to teachers of a public network of the paulista inland. The problem question of the research was "In what way does the elaboration of classroom diary may contribute to professional development and reflexive teacher practice?" The research objective was promoting and recognizing the teacher reflections about the teacher practice. The participants wrote in the diaries what they have considered important to be revised in order to improve teacher practice. The main authors that based the research were Zabalza (2004), about building classroom diaries to reflexive teacher practice, Imbernón (2010), Nóvoa (1995) about continuing formation and Schön (2000), Dewey (1933 apud ZEICHNER,1993), Zeichner (1993) are the theorists that based about the reflexive professional. This research with qualitative approach used two instruments: recording in classroom diary and semistructured interview. In the beginning, four teachers from the lower elementary school accepted to participate of the research, but during it, there was waiver from two teachers. Data collection was in a period of five months, from February to June of 2018. The analyses of this data showed how much the reflexive registers were significant and important to the teachers, according to their declarations about the change and/or the continuing of some practices. In the final of this research, it was confirmed the validity and the importance of the register in classroom diary as a fundamental instrument to the teacher that desires to be a reflexive professional. Besides, this reflection contributes for the professional that it reviews his/her action and strategies in classroom, with the aim to improve his/her practice in a punctual, systemic, continuous and efficient way, in order to get a differentiated, equal, efficient and good quality education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T16:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edna Moreira dos Santos.pdf: 958052 bytes, checksum: 2263702ae60efa934006804d85812c2d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (117 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectDiário de aulapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDiários de aula no Ensino Fundamental I : análise, reflexões e contribuições para o desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherMoriconi, Gabriela Mirandapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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