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dc.contributor.advisorSouza, Marilza Terezinha Soares de, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Sebastião Raimundopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T20:52:52Z-
dc.date.available2024-04-09T20:52:52Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7041-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marilza Terezinha Soares de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O direito às oportunidades educacionais é uma questão amplamente reconhecida na legislação nacional e a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional reforça a conquista do direito de todos à cidadania. Este estudo teve como objetivo analisar as concepções atribuídas por 05 professores, 02 estudantes com deficiências e 02 familiares sobre a inclusão escolar. Visou identificar crenças e valores dos participantes relacionados à temática, a fim de compreender as propostas para a melhoria do processo da inclusão escolar, em uma Instituição de Ensino Profissional e Tecnológico da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória interpretativa, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas baseadas em roteiros semiestruturados para professores, estudantes com deficiências e seus familiares. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo fundamentada em Bardin. Como resultados os professores apontaram a equidade e a ação docente como fatores-chave para o êxito da inclusão; já os estudantes e seus familiares relataram que suas relações sociais foram marcadas pelas dificuldades decorrentes da deficiência, todavia foram superadas por meio de estratégias pessoais e pela busca de apoios necessários para sua integração no ambiente escolar. Observou-se que a motivação pessoal dos estudantes com deficiência e de seus familiares foram suportadas pela religiosidade e pela valorização de si próprios para superar as adversidades, considerando a importância da educação na vida deles. A ação docente consistiu na busca da equidade, de modo a promover a participação de todos os estudantes nas atividades. Constatou-se que o processo de inclusão pode ser aprimorado por meio da adoção de medidas educacionais de aproximação e da participação efetiva das famílias na Unidade Escolar. Além disso é relevante cuidar da formação inicial e continuada dos professores bem como da estrutura escolar material e humana para fomentar a cultura inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The right to educational opportunities is a widely recognized issue in national legislation and the inclusion of disabled people in vocational education reinforces the achievement of the right of all to citizenship. The objective of This study was to analyze the conceptions attributed by teachers, students with disabilities and their relatives about the School inclusion. It aimed to identify the beliefs and values of participants related to the theme, in order to understand the proposals for the improvement of the school inclusion process, in a professional and technological education institution in the metropolitan region of Vale do Paraíba Paulista. For this, an interpretive exploratory research was conducted, with a qualitative approach through interviews based on semi-structured scripts for teachers, students with disabilities and their relatives. Data analysis was performed using content analysis based on Bardin. As the results the teachers pointed out the equity and the teaching action as key factors for the success of inclusion; The students and their relatives reported that their social relations were marked by the difficulties arising from the disability, but were overcome by means of personal strategies and the search for necessary support for their integration into the environment School. It was observed that the personal motivation of students with disabilities and their relatives were supported by religiosity and by valuing oneself to overcome adversity, considering the importance of education in their lives. The teaching action consisted of the search for equity, in order to promote the aprticipation of all the studentes en the activities. It was found that the inclusion process can be improved by adopting educational measures of approximation and effective participation of families in the school unit. Moreover, it is relevant to take care of the initial and continuing training of teachers as well as the physical and human school structure to promote inclusive culture.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-09T20:52:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sebastiao Raimundo Campos.pdf: 1521578 bytes, checksum: c04077359a787b50b82c99598678ea0a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino tecnológicopt_BR
dc.titleAs concepções sobre a inclusão escolar da pessoa com deficiência em uma instituição federal de ensino profissional e tecnológico do Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Reni Gomespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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