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dc.contributor.advisorAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Tatiane Aparecida, 1990-pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-23T19:00:30Z-
dc.date.available2024-04-23T19:00:30Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7080-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Cristovam da Silva Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivou-se verificar a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em enfermagem. Investigou-se como os docentes enfermeiros utilizam práticas ativas de aprendizagem e as principais dificuldades que encontram. A pesquisa foi aplicada em uma Universidade e em uma escola técnica profissionalizante, ambas localizadas no interior do estado de São Paulo. Teve como processo metodológico a abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário de identificação para os professores enfermeiros, seguido de uma entrevista com dois professores do nível superior. Foram também realizados três encontros de grupo focal com cinco enfermeiros professores do nível técnico. Para verificar a significação dos alunos da graduação em enfermagem e do Ensino Técnico, em relação ao uso das metodologias ativas, foi aplicado um questionário com vinte e quatro graduandos e cinquenta e um discentes do ensino técnico em enfermagem. Para a participação, o critério adotado foi a adesão à pesquisa. Os questionários foram aplicados de forma online. As entrevistas e grupos focais foram realizadas de forma remota, respeitando as orientações sobre o isolamento social, devido à pandemia que ocorria no período da coleta de dados. Para análise dos dados foi aplicada a metodologia dos núcleos de significações, obtendo-se o total de 91 pré-indicadores, 9 indicadores e 3 núcleos de significação, denominados: "Aplicabilidade das metodologias ativas e as principais práticas utilizadas"; "Dificuldades encontradas na utilização das metodologias ativas" e "O preparo pedagógico e a capacitação profissional". Os resultados apontaram que os enfermeiros professores têm conhecimento sobre o que são metodologias ativas e que buscam utilizar o respectivo método em suas aulas. No entanto, algumas dificuldades são encontradas na utilização das metodologias ativas, como falta de recursos materiais e tecnológicos, ausência de internet ou Wi-fi na sala de aula, falta de recursos materiais e tecnológicos. Ressalta-se que algumas dificuldades se acentuaram ainda mais no período da pandemia da Covid 19. Evidenciou-se também que os docentes buscam fazer cursos de capacitação profissional, na maioria das vezes custeados por eles mesmos. Com relação aos alunos, observou-se que, tanto os discentes do ensino técnico, como os do ensino superior, gostam de aulas que requerem maior participação e envolvimento. Os alunos indicaram que esse modelo de aula contribui significativamente em sua formação deles, pois desenvolvem habilidades e conhecimentos que os auxiliam a trabalhar em grupo, a estimular o pensamento crítico e a reduzir a timidez.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective was to verify the applicability of active methodologies in nursing education. It was investigated how nursing professors use active learning practices and the main difficulties they encounter. The research was applied in a University and in a vocational technical school, both located in the countryside of the state of São Paulo. The qualitative approach was used as a methodological process and an identification questionnaire was used as an instrument for data collection for the nurse professors, followed by an interview with two higher education professors. Three focus group meetings were also held with five nurse professors at the technical level. To verify the significance of undergraduate nursing and technical education students in relation to the use of active methodologies, a questionnaire was applied to twenty four undergraduates and fifty one students of technical education in nursing. For participation, the criterion adopted was adherence to the research. The questionnaires were applied online. The interviews and focus groups were carried out remotely, respecting the guidelines on social isolation, due to the pandemic that occurred during the data collection period. For data analysis, the methodology of meaning cores was applied, obtaining a total of 91 pre-indicators, 9 indicators and 3 meaning cores, called: "Applicability of active methodologies and the main practices used"; "Difficulties encountered in the use of active methodologies and "Pedagogical preparation and professional training". The results showed that the nurse teachers are aware of what active methodologies are and that they seek to use the respective method in their classes. However, some difficulties are found in the use of active methodologies, such as lack of material and technological resources, lack of internet or Wi-Fi in the classroom, lack of material and technological resources. It is noteworthy that some difficulties were even more accentuated in the period of the Covid 19 pandemic. It was also evidenced that teachers seek to take professional training courses, most of the time at their own expense. With regard to students, it was observed that both technical and higher education students like classes that require greater participation and involvement. The students indicated that this class model contributes significantly to their training, as they develop skills and knowledge that help them to work in groups, stimulate critical thinking and reduce shyness.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-23T19:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tatiane Aparecida Batista.pdf: 2478962 bytes, checksum: e0bd0b2245bef6daf9ee50cfda9c5276 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (198 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativa - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAplicabilidade das metodologias ativas no ensino em enfermagem : significações de alunos e professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherBaptista, Ivany Machado de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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