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dc.contributor.advisorCobo, Valter José, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorMachado, Daniel Russo, 1974-pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-07T16:32:42Z-
dc.date.available2024-05-07T16:32:42Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7100-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Valter José Cobopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema originado pelo contágio mundial pelo COVID-19, ainda que se tratasse de uma questão de saúde pública e de impacto sem precedência, não vivido anteriormente pela nossa geração, impactou diretamente o cenário da educação, no Brasil e em diversos outros países. Além da educação, é sabido que aspectos econômicos, políticos e sociais foram também amplamente afetados. Após o início da pandemia e a verificação da perda de controle e a imprevisibilidade de contaminação, foi determinada a necessidade de isolamento social. Essa paralisação foi definida de modo compulsório e trouxe a área educacional a necessidade do uso emergencial das tecnologias educacionais para realização de atividades escolares não presenciais. Diante desse fato foi verificada, por parte dos docentes do ensino municipal da cidade de Itatiaia no Estado do Rio de Janeiro, a necessidade urgente de experimentar e conduzir o aprendizado dos alunos por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o que para muitos ainda era uma realidade distante nunca outrora vivida. A exigência em dominar e lidar com destreza as novas ferramentas tecnológicas no ensino, foi concomitante a manutenção do padrão de ensino e a necessidade de gerir os alunos, para que em meio a uma crise global, não perdessem o ano letivo. Como referencial teórico para este trabalho será constituído inicialmente por autores que analisaram e discutiram a necessidade da aplicação do ensino remoto emergencial e quais foram as estratégias para obter êxito junto aos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho pretende-se utilizar o método de pesquisa quali-quantitativa, analisando o resultado das respostas obtidas por meio de um questionário estruturado a ser respondido por professores do ensino fundamental do município. Os dados foram coletados com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Itatiaia no Rio de Janeiro, que contou com a participação de 19 professores(as) através de um questionário que foi enviado e respondido pelo Google Forms e seguidamente finalizada por uma entrevista semiestruturada, que foram realizadas durante os meses de junho e julho de 2023. Com o auxílio desta pesquisa, foi desenvolvido um produto técnico composto de uma série de podcasts, em um projeto intitulado "o último retorno antes do pedágio", criado para apoiar os educadores, sugerindo a utilização de melhores estratégias e ferramentas tecnológicas. Esse projeto simboliza o momento em que o professor está pronto e disposto para transformar sua abordagem de ensino, aceitar novas ideias e colocá-las em prática. É o momento em que ele deixa para trás qualquer hesitação e abraça as ferramentas tecnológicas, como aliadas para o ensino remoto, compreendendo que elas podem trazer beneficios significativos para a aprendizagem dos alunos. Assim como o "último retorno antes do pedágio" é a última oportunidade de tomar uma decisão antes de seguir em frente, o domínio prático de uma ferramenta é a decisão e a oportunidade de abraçar a tecnologia e adaptar-se às demandas do ensino moderno. bem como a sugestão de atenção a políticas públicas destinadas ao ensino remoto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem caused by the worldwide contagion of COVID-19, even though it was a public health issue with unprecedented impact, not previously experienced by our generation, directly impacted the education scenario, in Brazil and in several other countries. In addition to education, it is known that economic, political and social aspects were also largely affected. After the start of the pandemic and verification of the loss of control and the unpredictability of contamination, the need for social isolation was determined. This stoppage was defined as compulsory and brought to the educational area the need for the emergency use of educational technologies to carry out non-face-to-face school activities. In view of this fact, teachers of municipal education in the city of Itatiaia in the State of Rio de Janeiro verified the urgent need to experiment and conduct student learning through Emergency Remote Teaching, which for many still it was a distant reality never experienced before. The requirement to master and skillfully handle the new technological tools in teaching was concomitant with maintaining the teaching standard and the need to manage students, so that, during a global crisis, they would not lose the school year. As a theoretical reference for this work, it will initially be constituted by authors who analyzed and discussed the need for the application of emergency remote teaching and what were the strategies to be successful with the students. For the development of this work, it is intended to use the qualitative and quantitative research method, analyzing the results of the answers obtained through a structured questionnaire to be answered by elementary school teachers in the municipality. The data was collected with the support of the Municipal Department of Education of the city of Itatiaia in Rio de Janeiro, which included the participation of 19 teachers through a questionnaire that was sent and answered via Google Forms and then concluded with an interview. semi-structured, which were carried out during the months of June and July 2023. With the help of this research, a technical product was developed consisting of a series of podcasts, in a project entitled "the last return before the toll", created to support educators, suggesting the use of better strategies and technological tools. This project symbolizes the moment when the teacher is ready and willing to transform his teaching approach, accept new ideas and put them into practice. It is the moment when he leavesbehind any hesitation and embraces technological tools, as allies for remote teaching, understanding that they can bring significant benefits to student learning. Just as the "last turnaround before the toll booth" is the last opportunity to decide before moving on, practical mastery of a tool is the decision and opportunity to embrace technology and adapt to the demands of modern teaching, as well as the suggestion of attention to public policies aimed atremote teaching.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-07T16:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel Russo Machado.pdf: 100051122 bytes, checksum: 60d71b1bef6111372bdb6e4db8bf5ce8 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (209 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA adaptação de professores, para o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Ensino Público Municípal da cidade de Itatiaia, Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.otherKnust, José Ernesto Mourapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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