Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Débora Inácia, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Aline Albuquerque Cirimbelli, 1997-pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-07T16:34:26Z-
dc.date.available2024-05-07T16:34:26Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7102-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho que se apresenta tem como objetivo o estudo da mitologia grega no cenário contemporâneo, explicitando sua contribuição atual para a compreensão da constituição humana. A relevância de estudos mitológicos e arquetípicos já foi identificada por outros autores. A pesquisa tem caráter qualitativo, descritivo e exploratório, justamente pela sua dimensão simbólica e subjetiva, além da preocupação com a descrição e aproximação do fenômeno estudado. Portanto, o presente trabalho buscou, por meio de um viés arquetípico, relacionar as vivências pessoais em cada uma das oito etapas do desenvolvimento psicossocial, de acordo com a teoria de Erik Erikson, com uma narrativa mitológica correspondente, analisar as experiências de representantes de cada etapa do desenvolvimento humano e vincular ao seu correspondente na mitologia grega a partir da compreensão arquetípica acerca dos mitos. A presente teoria tem como premissa o estudo do desenvolvimento e a maneira como este ocorre a partir da relação do indivíduo com o seu meio, além da mudança de fases a partir da superação de conflitos inerentes a cada etapa. Para tal, a amostra foi composta por dezesseis pessoas - duas de cada etapa do desenvolvimento, mais os responsáveis legais pelos participantes entre 1 ano e 9 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de discurso e teoria arquetípica proposta por Jung, posto que a mitologia tem caráter universal. Ao final da pesquisa, segundo a análise proposta, tem-se alcançado uma vinculação satisfatória entre a vivência dos participantes e a trajetória mitológica dos heróis e heroínas gregos, de maneira a promover uma contribuição na teoria do desenvolvimento humano a partir de um novo viés: o mítico. Para a primeira etapa, foi possível a vinculação com o mito de Narciso, abordando aspectos centrais quanto ao desenvolvimento na primeira infância, como o egocentrismo infantil. Já na segunda etapa, o mito de Perséfone embasou a ideia da separação e da busca pela autonomia. A terceira, a qual aborda as relações paternais, fora relacionada com o mito de Édipo. A quarta, em se tratando de conflitos mais intensos, ainda sobre a busca pela independência, fora vinculada ao mito de Dédalo e Ícaro. A quinta etapa, marcada pela busca da identidade, foi relacionada ao mito de Héracles e seus 12 trabalhos. A sexta foi vinculada ao mito de Eros e Psiquê, uma vez que é experienciada a intimidade e o isolamento. A sétima etapa, como foram abordados temas como a dignificação pelo trabalho, foi relacionada ao mito de Prometeu. Já a oitava e última etapa, foi vinculada ao mito se Sísifo e o eterno trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The presented paper has as objective the study of the greek mythology in the contemporary scenario, demonstrating its present contribution to the comprehension of the human9s constitution. The relevance of mythological studies and archetypes has already been identified by other authors. The research has a qualitative, descriptive and exploratory character, precisely for its symbolic and subjective dimension, aside from the concern with the description and approximation of the studied phenomenon. Therefore, the current paper searched, through archetypal bias, to relate the personal experiences in each of eight stages of the psycho-social development, according to Erik Erikson9s theory, with a corresponding mythological narrative, analyse the experiences of representatives of each stage of the human development and link to their matching in greek mythology from the archetypal comprehension regarding the myths. The current theory has as premise the development study and the manner in which it occurs from the individual relation to their environment, as well as the phase change from the overcoming conflicts inherent to each stage. To this end, the sample was composed of sixteen peple - two of each development stage, plus the legal representatives for the participants from 1 to 9 years old. For the data analysis, it was used the speech analysis and the archetypal theory submitted by Jung, given that mythology has a universal character. At the end of the research, according to the proposed analysis, it has been achieved a satisfatory link between the participants experiences and the mythological path of greek heroes and heroines, in a manner that promote a contribution in the human development theory from a new bias: the mythical. For the first stage, it was possible the link with the Narcissus myth, discussing main aspects as for the early childhood development, such as infant self-centredness. Yet in the second stage, the Persephone myth supported the separation idea and the pursuit for autonomy. The third, which address fatherly relations, was related with the Oedipus myth. The fourth, addressing more intense conflicts, still about the independence pursuit, was linked to Daedalus and Icarus myth. The fifth stage, marked by the search for identity, was linked to the Heracles myth and his 12 labours. The sixth was linked to the Eros and Psyche myth, once intimacy and isolation are experienced. The seventh stage, as topics such as dignification by work were addressed, was related to the Prometheus myth. Yet the eighth and last stage, was linked to the Sisyphus myth and the eternal work.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-07T16:34:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aline Albuquerque Cirimbelli Souza.pdf: 1419577 bytes, checksum: 8734a6c6e205ec10708895aa86295e93 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.subjectMitologia gregapt_BR
dc.titleDe Narciso a Sísifo : etapas do desenvolvimento humano à luz da mitologia gregapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, André L. (Luiz), 1973-pt_BR
dc.contributor.otherFranco, Clarissa dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aline Albuquerque Cirimbelli Souza.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.