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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Elisete Araújo, 1981-pt_BR
dc.date.accessioned2024-05-15T19:54:45Z-
dc.date.available2024-05-15T19:54:45Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7107-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural, da Área de Concentração Formação Docente para a Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Insere-se também na área das análises e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos do DUA - Formação Docente e Diversidade da Universidade de Taubaté e pelo Grupo de Estudo Arte Educação e Criação MPE Unitau. O objetivo principal foi analisar as práticas pedagógicas do ensino de Arte à luz do Desenho Universal para a Aprendizagem e verificar as suas contribuições no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Vale do Paraíba paulista. Fundamenta-se em práticas inclusivas de arte com estratégias de ensino à luz do Desenho Universal para a Aprendizagem utilizando a pesquisa qualitativa para registrar o processo em campo com foco no estudante tendo como abordagem o estudo de caso e a pesquisa-intervenção. Participaram deste estudo 17 estudantes e 2 professoras da rede pública municipal e a professora pesquisadora. Os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista semiestruturada individual, com as professoras, e grupo focal com os estudantes do 4º ano do ensino fundamental anos iniciais. Contou-se com um roteiro de identificação dos estudantes, um roteiro de observação geral, os planos de aula à luz do DUA e aulas de intervenções conforme as necessidades individuais dos estudantes. A análise dos dados foi realizada com base na leitura completa do processo de aprendizagem, segundo a análise de conteúdo de Bardin (2011). Foi elaborado um e-book como produto técnico, que consiste em um livro em formato digital derivado da pesquisa, com uma breve apresentação da pesquisa, seu objetivo, a origem e o conceito do DUA, os dois planos de aula com as estratégias aplicadas à luz do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e as intervenções necessárias. Constatou-se que o DUA é eficaz para promover acessibilidade na educação, beneficiando estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, e essencial para se conhecer o perfil dos estudantes, identificar suas necessidades especificas e oferecer suportes para assegurar o seu desenvolvimento. Destaca-se a importância do planejamento com recursos variados e metas. Recomenda-se a disseminação do conhecimento sobre o DUA na formação inicial e continuada, visando a um ensino equitativo e acessível. O estudo também impactou a prática da professora pesquisadora em relação à acessibilidade e ao compromisso com a promoção de práticas educativas mais inclusivas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is part of the Inclusion and Sociocultural Diversity Line of Research in the Basic Education Teacher Training Concentration Area of the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté. It is also part of the analysis and research carried out by the UDL (Universal Design for Learning) Study Group - Teacher Training and Diversity at the University of Taubaté and by the MPE Unitau Art Education and Creation Study Group. Its main objective was to analyze the pedagogical practices of art teaching based on the UDL and to verify their contributions to the development, learning and inclusion of students with different learning styles in the 4th grade of elementary school in a public school in the Paraíba Valley of São Paulo. It is based on inclusive art practices with teaching strategies in the context of the Universal Design for Learning, using qualitative research to record the process in the field with focus on the student, using a case study and intervention research approach. Seventeen students and two teachers from the municipal public school system and the researcher teacher took part in this study. The instruments used to collect data were: an individual semi-structured interview with the teachers and a focus group with the students in the 4th grade of elementary school. There was a script for identifying the students, a general observation script, lesson plans based on the principles of the DUA and intervention lessons were used according to the students' individual needs. The data were analyzed on the basis of a complete reading of the learning process, according to Bardin (2011) content analysis. An ebook in a digital format resulting from the research, was presented as a technical product, with a brief presentation of the research, its objective, the origin and concept of UDL, two lesson plans using strategies of the (UDL and the necessary interventions. It was found that the UDL is effective in promoting accessibility in education, benefiting students with different learning styles, and is essential for getting to know students' profiles, identifying their specific needs and offering support to ensure their development. The importance of planning with varied resources and targets is highlighted. It is recommended that the knowledge about the UDL be disseminated in initial and continuing training, with a view to equitable and accessible teaching. The study also had an impact on the researcher9s practice concerning to accessibility and commitment to promote more inclusive educational practices.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-15T19:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elisete Araujo Costa.pdf: 2616470 bytes, checksum: 60c2709997d51fa2b0704a8d9dfaacd7 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (172 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho universalpt_BR
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA arte no ensino fundamental : estratégias pedagógicas inclusivas à luz do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Izadora Martins da Silva dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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