Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kátia Helena Guarnier da, 1989-pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-03T19:03:16Z-
dc.date.available2024-06-03T19:03:16Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7120-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa está vinculada à área de concentração das análises e das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa intitulado 'Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias' e está vinculada à linha de pesquisa "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional', do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU. Teve como objetivo analisar as significações de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental acerca do papel do esporte na aprendizagem dos alunos participantes das atividades esportivas oferecidas pelo projeto social esportivo, em uma cidade localizada na Região Sul do Estado do Espírito Santo. Buscou-se identificar quais são os benefícios do projeto em relação à aprendizagem dos alunos em sala de aula e a importância que tem no desenvolvimento dos adolescentes. Temos como referencial teórico a Teoria Sócio-histórica e como principal referência Vigotski. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram convidados a participar 20 professores do Ensino Fundamental Anos Finais atuantes em duas escolas que atendem alunos do projeto social esportivo em área de vulnerabilidade social, para responderem a um questionário. Após a caracterização dos professores, foram convidados seis professores, sendo três com menos tempo de docência e três com maior tempo de docência, para participarem da entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio dos núcleos de significação. O estudo mostrou que ocorreram impactos positivos nos alunos que foram inseridos no projeto social esportivo, como afastamento das drogas, assiduidade, melhora no comportamento, participação efetiva, no ambiente escolar, empatia com os seus pares, além de outros benefícios importantes para o convívio harmônico no meio em que vivept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is linked to the area of concentration of analyzes and research developed in the Research Group entitled 'Education: professional development, diversity and methodologies' and is linked to the research line "Teacher Training and Professional Development', of the Master's Postgraduate Program Professional in Education, from the University of Taubaté - MPE UNITAU. It aimed to analyze the meanings of teachers in the Final Years of Elementary School about the role of sport in the learning of students participating in sporting activities offered by the social sports project, in a city located in the Southern Region of the State of Espírito Santo. We sought to identify the benefits of the project in relation to student learning in the classroom and the importance it has in the development of adolescents. We have the Socio-Historical Theory as a theoretical reference and Vygotsky as our main reference. This is a qualitative research study, in which 20 Final Year Elementary School teachers working in two schools that serve students from the social sports project in areas of social vulnerability were invited to participate, to respond to a questionnaire. After characterizing the teachers, six teachers were invited, three with less teaching time and three with longer teaching time, to participate in the semi-structured interview. The data were analyzed using meaning cores. The study showed that there were positive impacts on students who were included in the social sports project, such as avoiding drugs, attendance, improvement in behavior, effective participation in the school environment, empathy with their peers, in addition to other important benefits for harmonious coexistence in the environment in which he lives.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-03T19:03:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Katia Helena Guarnier da Silva.pdf: 1308508 bytes, checksum: 73f122ca84807b6d4dedda0b3dcf181d (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (132 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.subjectProjeto esportivopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleSignificações de professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o papel do esporte na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.otherFátima, Cíntia Regina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Katia Helena Guarnier da Silva.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.