Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.authorBritto, Zeneida Mello da Silva, 1976-pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T12:31:12Z-
dc.date.available2024-07-17T12:31:12Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7170-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa "Inclusão e Diversidade Sociocultural", da Área de Concentração "Formação Docente para a Educação Básica" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e intencionou apreender as significações de um grupo de professores da rede de ensino do município de Belém no Estado do Pará acerca dos processos de ensino-aprendizagem de discentes surdos durante e após o isolamento pandêmico. A perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Sócio-histórica, representou um importante mirante para as estratégias didático-pedagógicas geradas pelos desafios enfrentados no ensino remoto durante a pandemia, apontando fatores que facilitaram e/ou dificultaram o processo. Utilizou-se como instrumentos de produção de dados: Questionário Semiaberto via Google Forms e Grupo de Discussão. Para análise das informações obtidas na pesquisa empregou-se o procedimento dos Núcleos de Significação. A pesquisa apontou a importância da discussão acerca da criação e compartilhamento de práticas e metodologias para melhoria do aprendizado de alunos surdos e a apreensão das significações dos professores no processo ensino-aprendizagem da rede municipal. Por se tratar de um Mestrado Profissional, é incentivada a elaboração de um produto técnico que colabore com a realidade pesquisada, assim, foram elaboradas três sequências didáticas - ciências, matemática e português.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study is part of the "Inclusion and Sociocultural Diversity" line of inquiry within the "Teacher Training for Basic Education" focus area of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté. It aims to grasp the meanings attributed by a group of teachers from the Belém school network in the State of Pará regarding the teaching-learning processes of deaf students during and after pandemic isolation. The socio-historical psychology perspective provided a valuable viewpoint for the didactic-pedagogical strategies developed in response to the challenges faced during remote teaching in the pandemic, highlighting factors that facilitated and/or hindered the process. Data collection tools used included a Semi-Open Questionnaire via Google Forms and a Discussion Group. The analysis of the information gathered in the study employed the Meaning Core procedure. The research underscored the importance of discussing the creation and sharing of practices and methodologies to improve the learning of deaf students and the apprehension of teachers' meanings in the teaching-learning process of the municipal network. As this is a Professional Master's degree, the development of a technical product that contributes to the researched reality is encouraged; thus, three didactic sequences were developed -Science, Mathematics, and Portuguese.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-17T12:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zeneida Mello da Silva Britto.pdf: 1051131 bytes, checksum: b4822ecc48f61457fa81f16811f74352 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (150 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia sócio-históricapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleSignificações de professores no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos durante a pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.otherFidalgo, Sueli Salles, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Zeneida Mello da Silva Britto.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.