Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNohara, Evandro Luíspt_BR
dc.contributor.authorConceição, Ailton Roberto dapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-03T21:35:24Z-
dc.date.available2019-07-03T21:35:24Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/717-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Evandro Luís Noharapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2012pt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso de tintas à base de solventes tem acarretado problemas ambientais, gerando a necessidade de pesquisas para o desenvolvimento de materiais com baixo teor de compostos orgânicos voláteis(VOC) para redução do impacto ao meio ambiente. Os efeitos do VOC ao meio ambiente motivaram este estudo, que tem como objetivos desenvolver uma nova tinta de base aquosa para a aplicação na fabricação de volantes automotivos. O presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho por meio de medição de camada de tinta, resistência aos reagentes químicos, combustibilidade e resistência ao desgaste da pintura obtida com tintas baseadas em 1) solventes orgânicos e 2) água, aplicadas em volantes automotivos constituídos de poliuretano (PU). Os resultados demonstram que a pintura à base de água possui uma espessura de camada maior e menor velocidade de combustão em relação à pintura à base de solventes orgânicos, porém apresenta um menor desempenho no ensaio de resistência à abrasão e aos reagentes químicos em relação à tinta à base de solventes orgânicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of solvent-based paints has caused environmental problems, creating the need for research to develop materials with low volatile organic compound (VOC) to reduce the environmental impact. The effect of volatile organic compound (VOC) to the environment motivated this study, which aims to develop a new water-based paint for application in the manufacture of automotive steering wheels. The present work aim to study the performance by measuring the layer thickness, resistance to chemical reagents, combustibility and wear resistance obtained with paints based on 1) organic solvents and 2) water, applied in automotive steering wheels made of polyurethane (PU). The results has showed that water-based paint has a layer thickness greater and lower burning rate than solvent-based paint, but it has a lower performance in the test for resistance to abrasion and resistance to chemical reagents in relation to organic solvent-based paint.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T21:35:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ailton Roberto da Conceicao.pdf: 4253581 bytes, checksum: 221ceec1d2b82dc75500995f571a9c1c (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent119 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPoliuretanopt_BR
dc.subjectVolantes automotivospt_BR
dc.subjectTinta à base de águapt_BR
dc.subjectTinta à base de solventespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleSubstituição da tinta à base de solventes por tinta à base de água no processo de fabricação de volantes automotivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Aluisio Pinto dapt_BR
dc.contributor.otherVillar, Luciene Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ailton Roberto da Conceicao.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons