Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQuast, Karin, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Magalhães de, 1986-pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T19:33:00Z-
dc.date.available2024-08-13T19:33:00Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7190-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Karin Quastpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguistica Aplicada, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a emergência do inglês como língua franca e a exponente ascensão da procura por instituições que fossem capazes de preparar as novas gerações para esse novo contexto linguístico global, impulsionado pelos avanços tecnológicos, muitas escolas passaram a oferecer algum tipo de programa bilíngue. Nesse contexto, surgem tensões que permeiam essa modalidade de ensino, uma vez que ela ainda encontra entraves para alcançar a parcela socioeconomicamente mais vulnerável da população, figurando como uma modalidade de ensino predominantemente voltada para as classes mais abastadas. Diante disso, o Governo do Estado do Maranhão, visando democratizar o ensino bilíngue na rede pública e assim contemplar essa esfera da população, inaugurou, no ano de 2020, o IEMA Integral Bilíngue, a primeira escola pública bilíngue do estado do Maranhão. A instituição propõe trabalhar componentes curriculares por meio de uma língua estrangeira, no caso, o inglês, e para isso, adotou a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). Dada a pouca tradição nessa abordagem na realidade brasileira e especialmente no Maranhão, o objetivo geral desta pesquisa é oferecer subsídios para que professores possam se apropriar da abordagem CLIL e implementá-la em suas aulas considerando seus contextos específicos, a partir da análise bibliográfica (que toma como fundamento as concepções de autores nacionais e internacionais que fazem da educação bilíngue objeto de estudo, bem como a própria abordagem CLIL), e da criação e avaliação de planos de aula para o primeiro mês da disciplina de Science do 4º ano do ensino fundamental da instituição. É importante esclarecer que as referidas criação e avaliação foram realizadas no sentido de empreender uma análise fundamentada, ou seja, a partir de uma atividade prática, concreta. Para isso, foram apresentados três planos de aula a fim de demonstrar como a abordagem CLIL pode ser colocada em prática no contexto dessa instituição. Para a elaboração de tais planos foram utilizados elementos lúdicos diversos e para a criação da seção final, onde o foco recai na compreensão oral, nossos planos recorreram também à gamificação, mais especificamente a elementos dos jogos de RPG (Role Playing Game) de forma a aguçar o interesse e criatividade do aluno e trabalhar a dimensão do desenvolvimento do pensamento de ordem superior nessa seção, que envolve analisar, avaliar e criar. Por fim, foi possível concluir que ainda há uma carência de materiais que orientem a elaboração de aulas seguindo os princípios CLIL, bem como sua aplicação em contextos reais de sala de aula. Devido a essa lacuna, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros planejamentos, não só para a disciplina de Science, mas para quaisquer outras que tenham a abordagem CLIL como fundamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the emergence of English as a lingua franca and the exponential rise in demand for institutions capable of preparing new generations for this new global linguistic context, driven by technological advancements, many schools have started to offer some type of bilingual program. In this context, tensions arise that permeate this teaching modals, as it still faces barriers in reaching the socioeconomically most vulnerable portion of the population, becoming a predominantly class-oriented form of education. In light of this, the Government of the State of Maranhão, aiming to democratize bilingual education in the public school system and thus include this segment of the population, inaugurated in 2020 the IEMA Integral Bilingual School, the first public bilingual school in the state of Maranhão. The institution proposes to work with curricular components through a foreign language, in this case, English, and for this purpose, it has adopted the CLIL (Content and Language Integrated Learning) approach. Given the limited tradition of this approach in the Brazilian reality and especially in Maranhão, the general objective of this research is to provide support for teachers to appropriate the CLIL approach and implement it in their classes, considering their specific contexts. This was achieved through bibliographic analysis, which draws on the conceptions of respected national and international authors such as Coyle, Hood, and Marsh (2010), Megale (2019), Souza (2019), Marcelino (2020), among other theorists who study bilingual education, as well as through the creation and evaluation of lesson plans for the first month of the Science subject in the 4th grade of elementary education at the institution. It is important to clarify that the aforementioned creation and evaluation will be carried out in order to undertake a grounded analysis, that is, based on practical and concrete activities. For this purpose, three lesson plans were presented in order to demonstrate how the CLIL approach can be implemented in the context of this institution. Various playful elements were used in the elaboration of these plans, and for the creation of the final section, which focuses on oral comprehension, our plans also incorporated gamification, specifically elements from Role Playing Games (RPGs), in order to stimulate student interest and creativity and to work on the dimension of higher-order thinking skills in this section, such as analyzing, evaluating, and creating. Finally, it was possible to conclude that there is still a lack of materials guiding the development of lessons following CLIL principles, as well as their application in real classroom contexts. Due to this gap, it is expected that this research can contribute to future planning, not only for the Science subject but also for any others that are based on the CLIL approach.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T19:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (200 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectEscola pública - Maranhãopt_BR
dc.titleEnsino bilingue na escola pública : uma proposta didática para a disciplina de Science no quarto ano do Ensino Fundamental da primeira escola pública bilíngue do Maranhão /pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherLopes, Rubens Fernando de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael Magalhaes de Oliveira.pdf5.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.