Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNohara, Evandro Luíspt_BR
dc.contributor.authorGianelli, Élvia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-03T21:41:41Z-
dc.date.available2019-07-03T21:41:41Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/725-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Evandro Luís Noharapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2010pt_BR
dc.description.abstractResumo: Gradativamente, os materiais poliméricos passaram a ter uma importância maior para as indústrias do setor automobilístico. O aumento do uso de materiais poliméricos está em desencontro com as questões ambientais, quando leva em consideração o destino final a ser dado para as peças produzidas em materiais poliméricos. Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de ensaios utilizando misturas de polipropileno reciclado com polipropileno virgem, aplicados à produção de peças de envoltórios de rodas automotivas. Foram utilizados dois fornecedores para o polipropileno virgem, quatro fornecedores para o polipropileno reciclado e dois fornecedores de masterbatch. Conclui-se que o uso de polipropileno reciclado para a produção de envoltório de rodas é possível sem prejuízo ao desempenho do produto final. As amostras contendo o material PPR4 do (polipropileno reciclado 4) do fornecedor de polipropileno reciclado 4, com misturas até 50% apresentaram desempenho funcional que satisfazem às exigências da indústria automotivas, montagem sem restrições no dispositivo dimensional, sem quebras no ensaios de resistência ao impacto por queda de esfera. O material PPR4 quando misturado a um masterbatch com modificador de impacto e antioxidante, MB1, do fornecedor de masterbatch 1, apresentou valores médios acima de 18kj/m (quadrado) para o ensaio de resistência ao impacto Charpy, e para o ensaio de resistência a termooxidação suportou mais que 200h. Resultados que evidenciam a possibilidade do uso de polipropileno reciclado na produção de envoltórios de roda. Portanto, este estudo visa fornecer uma contribuição para o aumento do uso de material reciclado dentro da indústria automotiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Gradually, the polymeric materials have been given greater importance for the automotive industry. The increasing use of polymeric materials is in disagreement with environmental issues, while taking into account the final destination to be given for parts produced in polymeric materials. This paper aims to present results of tests using mixtures of recycled polypropylene with virgin polypropylene, used to produce parts of wraps of automotive wheels. We used two suppliers for the virgin polypropylene, four suppliers for recycled polypropylene and two suppliers of masterbatch. It is concluded that the use of recycled polypropylene to produce wheel wrap is possible without detriment to the final product performance. The samples containing the material PPR4 (recycled polypropylene 4), of the supplier for recycled polypropylene 4, with mixtures of up to 50% showed functional performance that meets the requirements of the automotive industry, assembly unrestricted dimensional device, without breaks in the trial of impact resistance by falling ball. The material PPR4 when mixed with a masterbatch with an impact modifier and antioxidant, MB1, supplier of masterbatch 1, showed values above 18kJ/m² for the testing of Charpy impact strength, and to test for resistance to thermo-oxidation endured more than 200h. Results show that the possibility of using recycled polypropylene in the production of wheel wraps. Therefore, this study aims to provide a contribution to the increased use of recycled material in the automotive industry.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T21:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Elvia Cristina Gianelli_parte 1.pdf: 1038684 bytes, checksum: 5c158a15b5556afcd39ebdfb16077486 (MD5) Elvia Cristina Gianelli_parte 2.pdf: 3245022 bytes, checksum: 2ebb36c83bd16879a074f8202e6be0b6 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent100 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectMaterial poliméricopt_BR
dc.subjectPolipropileno recicladopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleUtilização de polipropileno reciclado na fabricação de envoltório de rodas para indústria automotivapt_BR
dc.title.alternativeUse of recycled in manufacture of polypropylene wrap to wheel automotive industrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCamargo, José Rubens dept_BR
dc.contributor.otherNohara, Liliana Burakowskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Engenharia Mecânica - PPGEM/MEM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elvia Cristina Gianelli_parte 1.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Elvia Cristina Gianelli_parte 2.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons