Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorCastilho, Luciana Tomé de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-18T00:15:51Z-
dc.date.available2023-11-18T00:15:51Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos, mais precisamente das conquistas do ensino médio e de curso pré-vestibular, ambos pertencentes a um conhecimento método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa, principalmente aqueles referentes a gramática, a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica, à gramática de uso, à gramática normativa reflexiva (Travaglia, 2006; 2007). Foi averiguado que, embora haja atividades que abordem a gramática de uso, a gramática de uso, a gramática normativa e a gramática reflexiva, os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica, indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames, como o vestibular, por exemplo (Fidalgo, 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras, mas também o uso e a funcionalidade da língua.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper consists of an analysis of didactic material, specially schoolbooks of high school and pre-entrance examination course; both of them from a well known private school. Our intention in this study was to analyze how this material approached some theoretical aspects and exercises of the Portuguese Language, specially the ones concerned to grammar, in order to verify if there is emphasis in activities related to the theoretical grammar, use of grammar, prescriptive grammar or reflective grammar (Travaglia, 2006; 2007).. It was verified that, even there are activities related to the use of grammar, prescriptive grammar and reflective grammar, the majority of the exercises are related to theoretical grammar, indicating the or schoolbook is prepared based on the results which students have gotten in some tests, like vestibular, for instance (Fidalgo, 2006). This fact makes us believe the schoolbook analyzed in this paper ponders the grammar teaching with purpose not only to comprehend the rules, but also the use and functions of the Language.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-18T00:15:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Tome de Souza Castilho.pdf: 3791805 bytes, checksum: b550c1fccda881449034aac1bcb780ee (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent121f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleA abordagem da gramática em material didático do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciana Tome de Souza Castilho.pdf3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.