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dc.contributor.advisorPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-05T14:08:03Z-
dc.date.available2019-07-05T14:08:03Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/734-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As lacunas no ensino da leitura do gênero discursivo propaganda e a carência de habilidades das crianças na leitura desse gênero motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Esta pesquisa objetiva analisar a linguagem verbo-áudio-visual de duas propagandas de brinquedos, uma da boneca Barbie e seu salão de beleza, e a outra do boneco Max Steel e seus acessórios, ambos da empresa Mattel, mais especificamente sobre as habilidades de inferência necessárias aos alunos do Ensino Fundamental ao realizarem a leitura das linguagens verbal e não verbal dessas propagandas veiculadas na TV. Objetiva, ainda, propor uma sequência didática para o ensino nas escolas da leitura da linguagem verbo-áudio-visual das propagandas para tornar os alunos leitores mais perspicazes desse gênero discursivo. Este estudo está fundamentado na teoria dialógica da linguagem na perspectiva de Bakhtin e de seu Círculo, que entende a linguagem como prática social e que o discurso se organiza para atender às necessidades comunicativas pautado nas relações dialógicas. Os resultados mostraram que os professores podem contribuir para que as crianças sejam leitoras proficientes do gênero propaganda através de propostas de leitura com as linguagens envolvidas no gênero: verbal, visual e sonora. Além disso, a Linguística Aplicada pode contribuir com a proposta de leitura da linguagem verbo-áudio-visual das propagandas incentivando e desenvolvendo estudos com essas linguagens e propondo o trabalho de leitura através de sequência didática. A leitura proficiente deste gênero pode ser uma estratégia poderosa para minimizar os efeitos dos apelos consumistas das propagandas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The gaps on the teaching of the discursive advertizing genre's reading and the lack of the children's ability on reading this genre motivated the development of this research. This research objectifies to analyze the verbal-audio-visual language of two toys advertizement, being one of them the Barbie doll and her hair salon, and another one the Max Steel toy with its accessories, both toys made by Mattel, more specifically about the abilities of needed inference to the students of the elementary school when performing a reading of the verbal and non verbal languages of those advertizements transmitted by TV. This research yet objectified, to propose a didacticism sequence to teach at the schools the reading of a verbal-audio-visual language of advertizement to make the reader's students more insightful on this discursive genre. This study is grounded in the dialogic theory of Bakhtin's perspective's language and his Circle. This theory understands the language as a social practice and so the speech gets organized to attend the communicative needs guided in the dialogic relations. The results showed that the teachers can contribute so that the children may become proficients readers of the publicity genre through reading proposals within the languages involved in the verbal, visual and sonorous' genre. Moreover, the Applied Linguistic can contribute with the reading proposal of the verbal-audio-visual language of the advertizements encouraging and developing studies with these languages and proposing the reading working through the didacticism sequence. The proficient reading of the genre can be a powerful strategy to minimize the consumer's appeals effect of the advertizement.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T14:08:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivanice Nogueira de Carvalho Goncalves_seg.pdf: 6558018 bytes, checksum: 0fdd4b8c937c3b88135915b9399cb25f (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent71 f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLinguagem verbo-visualpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleAnálise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPinto, Sonia Sueli Bertipt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
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