Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Silvia Aparecida Nogueira dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T11:45:57Z-
dc.date.available2023-05-29T11:45:57Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada do Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: As políticas educacionais da atualidade estão voltadas para a qualidade do ensino. Diante da crise que repercutiu o movimento antigramaticalista nas aulas de língua portuguesa, das discussões sobre o despreparo de muitos professores para exercer a docência e cientes de que o ensino da língua materna apresenta sérios problemas, pareceu-nos interessante investigar as principais dificuldades que, no entender dos professores, interferem no ensino e aprendizagem da Língua portuguesa. O objetivo deste trabalho é verificar as apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática. Ao verificar as possíveis causas do insucesso do trabalho pedagógico no ensino e aprendizagem da gramática, surgem questionamentos como: qual seria a formação "ideal" para o professor de língua portuguesa? O que falta na formação inicial desses professores, conteúdo ou didática? A crise no ensino da Língua Portuguesa trouxe dificuldades para a prática docente? Assim considerando, realizamos uma pesquisa com dezessete professores da rede municipal de ensino fundamental de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de sete questões. Para análise do corpus da pesquisa, nos baseamos nos construtos de Análise de Conteúdo de Bardin, metodologia que se apresenta como um conjunto de técnicas de análise das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. As regularidades temáticas que emergiram no discurso docente nos permitiram associar as principais dificuldades do professor com a falta de domínio dos conteúdos gramaticais da Língua Portuguesa. No entanto, conhecer a gramática da língua é fundamental para que o professor saiba planejar sua prática. Assim sendo, esse resultado sinaliza a necessidade de tornar a teoria gramatical um conhecimento útil que corrobore não só o domínio da norma padrão, mas também a postura confiante do professor diante das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays the educational policies are focused on teaching quality. Toward the crises that reverberated the anti-grammatical movement in the Portuguese language classes, the discussions about the lack of preparation of many teachers for teaching, and as we are conscious that the native language teaching presents many problems, it seemed to us interesting to investigate the main difficulties that, according to the teachers, interfere with the teaching and learning of Portuguese language. The aim of this research is to verify the teachers' appreciations about the difficulties in the grammar teaching and learning. As we verify the possible causes of the unsuccessfulness in the pedagogical work involving the grammar teaching and learning, comes up questions like: what is the Portuguese teacher's 'ideal' education? What is missing in the initial teacher's education, content or didactics? The crises in the Portuguese language teaching brought difficulties for the teaching practice? Therefore, we performed a research with seventeen teachers of the municipal network of elementary schools in a city in the interior of São Paulo. The data were obtained through a questionnaire made up of seven questions. For the corpus analysis we were based on the Content Analysis by Bardin, a methodology that presents itself like a set of techniques of communication analyses which uses systematic procedures and objectives of contents' message description. The regularity of themes that emerged from the teacher's discourse allows us to associate the teachers' main difficulties with the lack of mastery on the grammatical contents of Portuguese language. Knowing the language grammar, nevertheless, is essential for the teacher when he (she) is planning his (her) practice. So, this result indicates the necessity of making the grammar theory a useful knowledge which corroborates not only the mastery of the standard rules, but also the teachers' confident attitude towards the difficulties in the teaching and learning process of Portuguese language.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-29T11:45:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Aparecida Nogueira de Oliveira_seg.pdf: 1175460 bytes, checksum: 61a3ed754ddaba2a9250a89c26c1b656 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent80 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.titleApreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAbud, Maria José Milharezi, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvia Aparecida Nogueira de Oliveira_seg.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.