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dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Káthia da Motta Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-05T14:33:11Z-
dc.date.available2019-07-05T14:33:11Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/738-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós graduação em Linguística Aplicada do Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A leitura de reportagens de divulgação científica sobre temas vinculados ao meio ambiente é interessante para os ensinos fundamental e médio por sua temática, por seus elementos composicionais não-verbais, por suas condições de produção e de circulação na sociedade, bem como pela possibilidade do desenvolvimento de projetos de leitura para estudos desse gênero. Apesar disso, oberva-se uma carência de material didático ou de apoio para o professor de Língua Portuguesa desenvolver porjetos de leitura do gênero reportagem em sala de aula, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - (BRASIL, 1998) incentivem o trabalho com textos produzidos pela mídia e sobre temas atuais. Esta pesquisa tem por objetivo, analisar um corpus de cinco reportagens de divulgação cientifica sobre meio ambiente, publicadas pela revista VEJA, em 2006 e 2007, como subsídio para um trabalho de leitura que aborde esse tipo de reportagens em sala de aula, no âmbito de um projeto de leitura e reportagem. Adotam-se os pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura, associados ao conceito de gênero discursivo na perspectiva bakhtiniana, e fundamentação teórica sobre reportagem advinda de estudos da área de Comunicação Social. A análise desses dados segue os procedimentos de uma pesquisa qualitativa-interpretativa. Os resultados da pesquisa mostram que elementos textuais mais destacados e fotos revelam o tom da reportagem e o enfoque principal dado ao tema e que informações científicas são apresentadas ao leitor de forma didatizada por vários recursos linguísticos e gráficos. Visando à formação de um leitor mais proficiente, é desejável que um projeto de leitura desse tipo de reportagem enfoque esses aspectosl.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The reading of reports of scientific divulgation on themes related to environment is interesting to elementary courses and high school because of theirs themes, verbal and non-verbal elements, conditions of production and divulgation in our society and because these reports are useful for the development of reading projects on the discourse genre report. However, there is a lack of pedagogical material or instructions to the development of reading projects of reports at Portuguese classes, even though the National Curricular Parameters encourages the teaching of Portuguese language based on journalistic discourse genre, among others genres. The aim of this research is the analyses of a corpus of five reports on themes related to environment, published by Veja magazine in 2006 and 2007. We wish the conclusions can contribute to reading proceedings for the development of reading projects on the genre report. The theoretical background are based on the sociocognitive theory of reading, the bakhtinian concept of discourse genre, and the studies of journalistic genres, especially reports. The data analyses was according to the proceedings of a qualitative and interpretative research. The results of the data analyses showed that: textual elements like title and images reveal the tone of the report and the main focus given to the theme; scientific information are given by didactic linguistic resources and graphic resources. It is hoped these results can be useful to reading projects of reports and to the development of school readers' critical analysis.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T14:33:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kathia da Motta Soares Ramos-mesclado.pdf: 7352124 bytes, checksum: 3b9fecb7b47cb48aaa9641044e38fb8b (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent87f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleElementos para a leitura de reportagem de divulgação científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)pt_BR
dc.contributor.otherBollela, Maria Flávia Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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