Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Juliana Robertipt_BR
dc.date.accessioned2019-07-05T14:52:00Z-
dc.date.available2019-07-05T14:52:00Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/739-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyenopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa objetiva analisar o discurso do amor e identificar quais são as representações que o aluno tem do amor e do outro nas relações virtuais. Para atingir o objetivo, analisaram-se as dissertações escritas pelos alunos do ensino médio. Sob o ponto de vista teórico, fundamentou-se na análise do Discurso de perspectiva francesa, concentrando-se nas noções de sujeito, categorizados pelos conceitos de memória discursiva e heterogeneidade constitutiva. Os resultados desta pesquisa revelaram duas formações discursivas: um grupo cuja representação é do amor da ordem da memória, apresentando um discurso heterogênero constituido do amor como é cultivado pela família, do amor como considerado pela Igreja, do amor como estudado nas aulas de literatura e, como tal, da ordem do desejo; outro grupo cuja representação é o de um amor descompromissado, de descarte rápido e, como tal, da ordem pós-moderna do amor líquido. Conclui-se, enfim, que mesmo não se revelando iguais, dos sujeitos aqui classificados, ao escreverem, falando de si, alguns acabam se descobrindo, do que se conclui a importância da proposição da atividade de escrita, por seu exercício de promover conhecimento de si.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to Speech Analyze of love and identify what are the representations that the student has of love and the other in virtual relationships. To achieve the goal, were looked up the dissertations written by middle school students. From the theoretical point of view, based on the Speech Analyze by French perspective, focusing on notions of subject and of speech, categorized by the concepts of discursive memory and constitutive heterogeneity. The results of this research revealed two discursive formations: a group whose representation is the love and the order of memory, giving a heterogeneous speech constituted of love as is cultivated by the family, of love as seen by the church, the love as studied in literature classes, and such as, the order of desire, another group which the representation it is a uncommitted love, with quick disposal and, as such, the post-modern order of the liquid love. Finally, it is concluded, that although does not reveal the same, of the subject here ranked, to write, speaking to you, some even discovering, that concludes the importance of proposing the writing activity, to your exercise to promote knowledge of you.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T14:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Roberti Pereira.pdf: 1357384 bytes, checksum: d98d47d74ef0e4da95daabd51e76efba (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent135f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleEscrita e virtualidade : subjetividade no/pelo discurso do amorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.otherGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Juliana Roberti Pereira.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons