Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZamponi, Grazielapt_BR
dc.contributor.authorFaria, Patrícia Buzatto dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-05T15:56:53Z-
dc.date.available2019-07-05T15:56:53Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/740-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2007.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação mostra a importância da aplicação da Análise do Discurso Francesa (ADF) para o ensino-aprendizagem na disciplina de Redação Publicitária. Em primeiro lugar houve a produção de pesquisa acerca dos assuntos pertinentes à Análise do Discurso (AD) que resultou em cinco capítulos que tratam sobre: AD, ideologia, discurso publicitário, AD e o fazer publicitário e análise de anúncios de oportunidade. Precedeu a análise de dados uma seleção de corpus com oito anúncios retirados da revista Veja com transcrição fiel das chamadas de cada um. A escolha do corpus de análise deteve-se somente nos anúncios de oportunidades, sazonais e que fizeram emergir em seu enunciado outros discursos, para demonstrar que é possível usar a AD para complementar a produção de textos publicitários. E, se faltava uma ponte entre a AD e a publicidade, no quarto capítulo esse problema foi sanado. Com base nas teorias foucaultianas, foi possível relacionar o fazer publicitário e todas as etapas a serem respeitadas numa agência para a criação de um anúncio. O resultado apresentado pelas análises leva-nos a crer que o uso da ADF em propaganda é pertinente e ainda contribui para que o aluno seja mais atento ao mundo a sua volta, além de desenvolver melhor o senso de responsabilidade para com as futuras redações. As atividades realizadas com foco em ADF podem contribuir também para desenvolver a criatividade, visto que é necessário criar anúncios que tenham base lexical e não-verbal com elementos pertinentes ao momento sócio-histórico no qual o aluno e o público se inscrevem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation shows the importance of applying the French Discourse Analysis (FDA) in the process of teaching-learning the subject Advertising Composition. First of all, there was a research concerning the pertinent subjects to the Discourse Analysis, which resulted in five chapters on: DA, ideology, advertising discourse, DA and the "advertisement activity" and the analysis of opportunities announcement. A corpus selection of eight announcements from Veja magazine with full transcription of the main phrases of each one preceded the analysis of data. The choice of the corpus of analysis was kept to the announcements of opportunities, which were seasonal and from which, other discourses emerged in its statement, to demonstrate that it is possible to use DA to complement the advertising composition. And, if a link between DA and the advertising was missing, in the fourth chapter that problem was solved. Based on Foucault's ideas, it was possible to connect "advertisement activity" and all of the stages to be followed in an ad-office for the creation of an advertisement. The result presented by the analyses makes us believe that the use of FDA in Advertising Composition subject is pertinent and not only contributes for the student to watch out for the world around, but it also develop their engage with their future writings. The activities accomplished with focus in FDA can also contribute to develop creativity, once it is necessary to create advertisements with lexical and non-verbal basis and advertisements with relevant elements to the social-historical moment of the student and the public.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T15:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Buzatto de Faria.pdf: 18367317 bytes, checksum: 0da395ac1019d69a02c6715b874ef3d2 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.format.extent96f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRedação publicitáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleBiopolítica do corpo consumidor : uma análise discursiva de anúncios de oportunidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.otherGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Patricia Buzatto de Faria.pdf17.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons