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dc.contributor.advisorPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.authorReis, Ivan Domingos Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T15:02:25Z-
dc.date.available2019-07-25T15:02:25Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/744-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Considerando o não-aproveitamento da linguagem verbo-visual e da produção literária brasileira contemporânea pelo discurso didático utilizado nas aulas de Literatura, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a imagem veiculada pela capa do livro consegue dialogar, no sentido bakhtiniano do termo, com o texto literário a que pertence. Assim, nos detemos em analisar a representação visual das capas das obras Agosto (1990) e O Seminarista (2009), de Rubem Fonseca no diálogo com o texto e que sentidos esta materialidade verbo-visual consegue despertar para o leitor. Para tanto, este trabalho tem como aporte teórico as considerações sobre o dialogismo do Círculo de Bakhtin bem como seus conceitos derivados como signo ideológico, enunciado concreto, gêneros discursivos e relações dialógicas, articulando com os estudos sobre os elementos que se integram na perceptividade da imagem. Devido aos objetos de estudo desta pesquisa, a fotografia é considerada como recorte ideológico e, subjacente a ela, a cor em sua dimensão simbólica e psicodinâmica, participando do projeto enunciativo. A análise das capas nos mostrou que imagem e texto, assinados por dois sujeitos: autor e o responsável pela elaboração da imagem, ou capista, conseguem travar uma relação dialógica de sentido no que se refere às informações sobre o contexto da obra literária, bem como informações que se verificam somente no interior da narrativa. Além disso, a capa do livro também consegue resgatar alguns valores já perpetuados pelo autor mencionado, incitando interpretações sobre seu contexto de produção. É nesse sentido que a imagem antecipa, de certo modo, uma maneira de ler a obra. Sugerindo múltiplas leituras através de manifestações de sentido derivadas do texto, o ensino de Literatura no Ensino Médio pode lançar mão dos recursos da linguagem verbo-visual na exploração das multiplicidades de sentidos que podem emergir do texto literário no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering the non-use of verb-visual language and literary contemporary Brazilian didactic discourse used by classes in Literature, this research aims to determine how the image conveyed by the book cover can engage in Bakhtinian sense of the term, with the literary text to which it belongs. Thus, we pause to consider the visual representation of the covers of the works in Agosto (1990) and O Seminarista (2009), de Rubem Fonseca in dialogue with the text and that this materiality verb senses -visual can wake up to the reader. Therefore, this work has as theoretical considerations about the dialogism of Bakhtin Circle as well as their concepts derived as ideological sign, concrete utterance, genres and dialogical relations, articulating with the studies on the elements that integrate the perceptiveness image. Due to the objects of this research, the photograph is considered clipping ideological, and behind it, the color in its symbolic dimension and psychotherapy, participating in the project enunciation. The analysis of the covers has shown that image and text, signed by two subjects: author and the professional responsible for the cover can catch a dialogical relationship of meaning with regard to information about the context of the literary work, as well as information that exist only inside the narrative. In addition, the cover of the book also manages to rescue some values already perpetuated by the author mentioned, urging interpretations of its context of production. It is in this sense that the image anticipates, in a sense, a way of reading the work. Suggesting multiple readings through demonstrations of meaning derived from the text, the teaching of literature in High School can make use of the resources of language in verbal-visual exploration of the multiplicity of meanings that can emerge from the literary text in the school context.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T15:02:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivan Domingos Oliveira Reis_seg.pdf: 2020256 bytes, checksum: 482e37e30378924a3855e1725bc21525 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent110 f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLinguagem verbo-visualpt_BR
dc.subjectRelações dialógicaspt_BR
dc.subjectFonseca, Rubempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleCapa e obra em diálogo : uma proposta de leitura verbo-visual de agosto e o seminarista, de Rubem Fonsecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherOrione, Eduino, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
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