Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O conhecimento sistemático da língua materna como estratégia para a aprendizagem de aspectos formais da língua espanhola
Authors: Mendes, Simone Lopes
Abstract: Resumo: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a utilização do conhecimento sistemático da Língua Materna, como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Espanhola, por alunos de um Curso Superior, os quais se encontram no Nível B2, de acordo com o Marco Comum Europeu. O objetivo geral foi identificar as estratégias cognitivas utilizadas pelos alunos no aprendizado dessa Língua Estrangeira, e o objetivo específico foi investigar se o aluno utiliza o conhecimento sistemático da Língua Materna como recurso e estratégia na aprendizagem da Língua Estrangeira. Recorremos aos estudos de Vigotski, sobretudo aqueles relativos ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. Para alcançarmos nossos objetivos, solicitamos aos alunos que respondessem a um questionário relativo às estratégias que utilizaram para aprender o emprego dos pronomes pessoais em Língua Espanhola, durante uma aula programada e ministrada pela pesquisadora. Constatamos que a maioria dos alunos recorre aos conhecimentos formais que possuem na Língua Materna para a aprendizagem do novo conteúdo de Língua Espanhola. Isto ratifica os postulados de Vigotski quanto à importância da Língua Materna para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira.
Abstract: This study presents a survey on the use of systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning the Spanish language, for students of an Advanced Course , which are at Level B2 according to the Common European Framework . The overall objective was to identify cognitive strategies used by students in learning this foreign language and specific objective was to investigate if the student uses systematic knowledge of the mother tongue as a resource and strategy in learning a foreign language. We appealed to the studies of Vygotsky, especially those relating to education and language learning process. To achieve our goals, we ask students to answer a questionnaire concerning the strategies they used to learn the use of personal pronouns in Spanish, during a scheduled class and taught by the researcher. We found that most students resort to formal knowledge they possess in the Mother Tongue for learning new content Spanish Language. This confirms the postulates of Vygotsky about the importance of mother tongue for learning a foreign language.
Keywords: Língua espanhola
Estratégia de ensino
Língua materna
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/750
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Simone Lopes Mendes_seg.pdf473.87 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons