Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Rosana Marypt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T14:32:49Z-
dc.date.available2024-03-15T14:32:49Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/752-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Solange Teresinha Ricardo de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito deste estudo foi investigar as reações dos alunos de duas salas de inglês do Ensino Médio, ambas de escola pública, frente a uma situação de ensino e aprendizagem da língua por meio de um desenho de curso baseado em um gênero textual, e compreender essas reações à luz de uma abordagem sociointeracional de aprenizagem de LE, dentro da perspectiva teórica de Bakhtin, Vygotsky e seus seguidores. Além disso, examinamos em inglês desses alunos. Para entendermos esse processo, exploramos a afetividade e valorização como elementos indissociáveis do processo, exploramos a afetividade e valoração como elementos indissociáveis do processo cognitivo. As orentações dos PCN (introdução e LE) foram associadas a este estudo por aceitar suas metas de implementação para a educação brasileira. A sequência didática elaborada nesta pesquisa baseou-se na proposta de Ramos sobre ensino de inglês por meio de gêneros textuais e no papel facilitador da LM no processo inicial de construção do conhecimento descente da LE defendido por processo inicial de construção do conhecimento discente e completamos a pesquisa-ação como instrumento investigativo deste trabalho. Os dados foram coletados por meio de questionáros respondidos pelos alunos e por registros da professora, e a análise foi feita a partir da categorização desses dados. O trabalho contribui com algumas reflexões para otimizar o ensino de inglês na rede pública, por meio da conscientização de como ocorre o processo de construção do conhecimento discente na língua inglesa e das formas de intervençao do docente para que o nosso aluno alcance o seu direito de aprender.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to investigate the reactions of the students of two High School English classes, both of Public School, regarding to a situation of teaching and learning on this language by means of a course design based on a textual genre, and to understand these reactions under a sociointeracional learning approach of a foreign language, inside a theoretical perspective of Bakhtin, Vygotsky and his followers. Besides, we have examined the development of the process of linguistic knowledge construction in English of these students. In order to make this process clearer, we have explored the affectivity and valuation aspects as unsepareted elements of the cognitive process. The PCN's orientation (Introduction and Foreign Language) has been associated with this study considering its goals of implementation for the Brazilian education. The didactic sequence elaborated for this research was based on Ramos's proposal with regard to English learning through textual genres and on the facilitator function of the mother language during the initial process of student's knowledge construction regarding to a foreign language as defended by Castro. We have adopted the interpretativist base research and we have contemplated the action-research as an investigative instrument for this study. The data were collected by means of questionnaires answered by the students as well as registers collected by the researcher teacher, and the analyses were made from the data categorization. This study contributes with some reflexive analyses to optimize the English teaching and learning at Public School, by means of the awareness on how the process of English knowledge construction of the student happens and the ways that the teacher's intervention may occur so that our student can reach his or her right to learn.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-15T14:32:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Mary Martins.pdf: 3235160 bytes, checksum: 2d89e11822f7c5442466be286d3f9983 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent134f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA construção do conhecimento discente numa perspectiva sociointeracional de linguagem : reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosana Mary Martins.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.