Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTápias-Oliveira, Eveline Mattospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Nilma de Socorro Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T23:29:39Z-
dc.date.available2024-03-11T23:29:39Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/754-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho na área de Linguística Aplicada, aborda uma pesquisa etnográfica com dados autobiográficos de seis professores de uma escola da rede pública municipal de ensino de Belém. O estudo tem por objetivo identificar as marcas linguísticas que evidenciam o sucesso ou insucesso do professor de Língua Materna, bem como confrontar a relação entre seus propósitos e a forma de agir docente, suas crenças e valores. Os corpora da pesquisa constituem-se de narrativas autobiográficas e um questionário, cuja análise realizada por esta pesquisadora, envolveu o processo de construção identitária no sentido de observar como esses professores de Língua Maternade ciclo inicial do Ensino Fundamental percebem sua formação inicial/continuada, a partir de suas lembranças dos primeiros passos rumo à escola, até constituir-se professor. Considerando como foco o uso da linguagem no sentido de promover uma reflexão no percurso de formação profissional, os dados coletados foram analisados ancorando-se inicialmente na perspectiva do letramento, no sentido de interpretar o processo de construção do conhecimento, a formação docente tomando por base o conceito de ethos, ideologia e posicionameto. A análise dos dados demonstra: as marcas linguísticas que evidenciam o sucesso do ensino de leitura dos sujeitos desta pesquisa, nos enunciados em que constam as circunstâncias nas quais essas práticas ocorrem, questão que não ficou evidente no relato de um dos sujeitos; os ethé emergem de acordo com o posicionamento dos sujeitos nas práticas discursivas; os sujeitos refletem a questão ideológica que permeia as relações em contextos sócio-histórico, implicando no aspecto contraditório que revela a não homogeneidade existente em todas as pessoas. Nessa perspectiva, a abordagem autobiográfica possibilitou um entendimento dos significados relativos à constituição do ser professor, de sua identidade profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, in the Linguistics Applied Area, approaches an ethnic research with self biographic data of six teachers from a public Municipal School of Belém. The study has the objective to identify the linguistic marks that evidence the success or non success of maternal's language teachers, and to collate the relation between their intentions and the teaching method, their beliefs and values. The research is composed by narratives self biographics and a questionnaire, analyzed by this researcher, evolved the identity construction process, to observe how these teachers of maternal language in the initial classes have seen their initial/continued formation, through their souvenirs of their initial time in school until their teacher graduation. Considering the focus to use the language to promote a reflection in the passage of professional graduation, the data were first analyzed in the scholar perspective in the sense to interpret the knowledge construction, the teacher's formation with the ethos, ideology and position base. The data analysis showed the linguistic marks that evidence the process of lecture teaching success of the subjects that participate of this research, in the questions that these practices are evidenced, this was not clear in just one subject. The ethé merge according to the position of the subjects in the discursive practices; the subjects reflects the ideological question that are in the social-historic relations influencing the contradictory aspect that shows the non homogeneous between all people. In this perspective, the self biographic approaching made possible to understand the meaning of the teacher formation, of his professional identity.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T23:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nilma do Socorro Nogueira Machado.pdf: 827710 bytes, checksum: 217d21e2025cab66dd8e61a128d5cd3d (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent108f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectConstrução identitáriapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGênero autobiografiapt_BR
dc.titleContradições e encontros em autobiografias : marcas linguísticas na formação identitária do professor de leitura em língua maternapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nilma do Socorro Nogueira Machado.pdf808.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.