Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Silvia Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T19:06:12Z-
dc.date.available2019-07-25T19:06:12Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/757-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como tema o desenvolvimento das habilidades de leitura nos alunos do 8º ano/7ª série de uma escola no interior do estado de São Paulo. Após a análise dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP - do ano de 2012 e da Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP, aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) em 2012 e em 2013, verificou-se a necessidade de um trabalho mais sistemático para que os alunos ampliassem sua competência leitora de diferentes gêneros discursivos. O objetivo geral de pesquisa foi contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do ensino fundamental por meio da reflexão sobre as exigências do SARESP e as possibilidades e benefícios de atividades de leitura desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa de duas salas de 7ª série/8º ano de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Tal objetivo encontrou respaldo no projeto OBSERVATÓRIO/UNITAU 2011-2014: "Competências e habilidades de leitura: da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas", nº23038010000201076, financiado por CAPES/INEP. Especificamente, os objetivos da pesquisa são: 1) Analisar os resultados dos alunos de 6ª série/7º ano de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo na prova de Língua Portuguesa do SARESP 2012 e na AAP 2013, com os mesmos alunos já na 7ª série/8º ano; 2) Definir um plano de ação para o desenvolvimento das habilidades de leitura em que esses alunos mostraram mais dificuldades; 3) Desenvolver esse plano de ação em duas salas de 7ªsérie/8º ano da escola, durante o ano letivo de 2013, e refletir sobre esse trabalho. Teoricamente, esta pesquisa se baseia na concepção sociocognitiva de leitura, na concepção bakhtiniana de linguagem e gênero discursivo, no conceito de sequência didática proposto por Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004, p. 97). Os documentos oficiais sobre a Prova Brasil (BRASIL, 2008) e o SARESP serão utilizados para contextualização das diretrizes educacionais vigentes. Esta pesquisa se desenvolveu metodologicamente por: 1) uma análise qualitativa dos resultados do SARESP 2012 e da AAP 2013; 2) uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de um plano de ação focado em habilidades de leitura dos alunos de duas salas de 7ªsérie/8º ano. Essas habilidades foram trabalhadas por meio de sequências didáticas de leitura dos gêneros discursivos Tira, Crônica, Fábula e Memórias Literárias, Propaganda social e Propaganda de produtos, a partir de coletâneas de textos desses gêneros. Ao final da etapa de leitura de cada gênero, os alunos realizaram atividades de verificação no formato de questões de múltipla escolha, com características semelhantes às questões da Prova SARESP. Os resultados evidenciaram que, com a prática de leitura sistematizada por sequências didáticas, os alunos se apropriam de características dos gêneros discursivos bem como de estratégias de leitura que contribuem muito para o desenvolvimento de habilidades leitoras. As avaliações realizadas após cada etapa desta pesquisa-ação comprovaram isso. Conclui-se que o trabalho de leitura seguindo sequências didáticas e utilizando diferentes gêneros discursivos é o caminho para desenvolver nos alunos as habilidades de leituras exigidas para que eles sejam leitores proficientes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this research is the development of reading skills in students of the 8th/7th grade at a school in the interior of the State of São Paulo. After analyzing the results of the 2012 'Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo' - SARESP (State of São Paulo's Evaluation of Educational Achievement System) - and the 2013 'Avaliação de Aprendizagem em Processo' - AAP (Assessment of Learning in Process), applied by the Department of Education of the State of São Paulo (SEESP) in 2012 and in 2013, there was a need for a more systematic work for students to extend their reading competence of different speech genres. The overall aim of this research was to contribute to the development of reading skills of elementary school students through reflection on the demands of SARESP and the possibilities and benefits of reading activities in Portuguese Language classes in two 7th/8th grade classrooms of a state school in São Paulo. The goal found support on UNITAU Education Observatory 'reading competences and skills; from theoretical reflection to the development and implementation of educational and pedagogical proposals', number 23038010000201076, sponsored by CAPES / INEP. Specifically, the objectives of the research are: 1) compare the results of the 6th /7th graders in a State School in São Paulo in the Portuguese language test of the 2012 SARESP and the 2013 AAP to their results in the 7th/ 8th grade ; 2) Set an action plan for the development of the reading skills these students showed more difficulties in; 3) develop the plan of action in two rooms of grade 7th / 8th grade, during the school year of 2013 and reflect on this work. Theoretically, this research is based on the socio-cognitive conception of reading, on Bakhtin's conception of language and speech genre and on the concept of didactic sequence proposed by Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004, p. 97). Official documents on the 'Prova Brasil' (BRAZIL, 2008) and SARESP will be used to contextualize the current educational guidelines. This research is methodologically developed by: 1) a qualitative analysis of the results of the 2012 SARESP and the 2013 AAP ; 2) an action research to develop an action plan focused on the reading skills of students in two 7th /8th grade classrooms. These skills were worked through teaching reading sequences with the speech genres: Strips, Chronicles, Fables and Literary Memoirs, Social Advertising and Advertising of Products, from collections of texts in these genres. At the end of each reading stage of a given genre, students performed verification activities using multiple choice questions, with questions similar to SARESP's questions. The results showed that with the systematic practice of reading using didactic sequences, students understand and learn the characteristics of speech genres and reading strategies that contribute greatly to the development of reading skills. The evaluations performed after each step of this action research have proven that. We conclude that the work of reading following teaching sequences and using different speech genres is the way to develop student?s required reading skills so that they become proficient readers .pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T19:06:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Aparecida Moreira Lima_seg.pdf: 10476386 bytes, checksum: f466e134adc12fdebdc5e9d34dd48168 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent138 f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleDesenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do 8º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Marilza dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvia Aparecida Moreira Lima_seg.pdf10.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons