Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBrito, Eliana Vianna, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorTavares, Francis Mari Ribeiro da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T10:44:18Z-
dc.date.available2023-09-18T10:44:18Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/758-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozmapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento da Sequencia Didática (SD) proposta pelo material do aluno do caderno "Ensino Médio em Rede - Sequência Didática - Artigo de Opinião" do Estado de São Paulo, envolvendo a rede social Facebook. O desenvolvimento da Sequência Didática na rede social Facebook, oportuniza ao professor o acompanhamento diário das atividades, podendo, assim, orientar o educando a qualquer momento. Este trabalho envolverá, somente, as partes que se referem à produção textual escrita do referido gênero, seguindo os descritores do Conteúdo Básico Comum (CBC) - Ensino Médio - Língua Portuguesa do Estado de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2006). O problema que motivou a pesquisa foram os resultados insatisfatórios apresentados nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de 2012 das escolas da rede estadual de Minas Gerais e o distanciamento desses resultados com o das escolas particulares, que são bem maiores, em relação às escolas públicas. O objetivo desta pesquisa é oferecer subsídios, ao professor de Língua Portuguesa, para desenvolver uma Sequência Didática utilizando a rede social Facebook. Especificamente, objetiva-se que os professores a partir desta proposta possam desenvolver novas práticas pedagógicas utilizando as tecnologias disponíveis, contribuindo assim para a formação integral do educando. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual os dados foram analisados à luz da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo das concepções particularmente atribuídas a Dolz, Norerraz e Schneuwly (2004) e Bronckart (1999), dada a influencia destes pesquisadores em alguns dos documentos governamentais como: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000), PCN+ (BRASIL,2002), Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006) e Conteúdo Básico Comum (MINAS GERAIS, 2006).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This essay shows up the development of didatic sequence (SD) proposed by the material of studant book 'high school in web- didatic sequence- opinion article' from the State of Sao Paulo provincy, involving the social network Facebook. The development of didatic sequence in the social network Facebook provides opportunities for the teachers to follow the daily activities, being able to, with that, oriantate the educatee at any moment. This job will involve just the section that refers to the textual production writed of the refered genre, following the descriptors of the common basic contents (CBC) - high school - portuguese language from the State of Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2006). The issue that motivated the search were the unsatisfactory results exhibited on the writings of the nacional test of high school - ENEM of 2012, from the staduals schools of Minas Gerais and the gap among those results and the results of particular schools, which are far higher in relation to public schools. The objective of this search is to offer subsidies to the portuguese teachers in order to develop a didatic sequence using the social network Facebook. Specifically, the objective is that teachers who are following these proposals could develop new pedagogical practices making use of available technology, giving a contribution to the full formation of the educatee. Methodologically, this is a research of qualitative character, in which the data were analyzed from the Interactionism Socio Discourse theory, principally about conceptions particularly attributed to Dolz, Norerraz and Schneuwly (2004) and Bronckart (1999), given the influence of these researchers on several government documents such as: Parameters National Curriculum (BRAZIL, 2000), PCN + (BRAZIL, 2002), Curriculum Guidelines for Teaching Middle OCEM (BRAZIL, 2006) and Common Basic Contents (MINAS, 2006)pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-18T10:44:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francis Mari Ribeiro da Silva Tavares_seg.pdf: 2179797 bytes, checksum: 185162963ee264ea831627db4e67a6ca (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.format.extent101 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de sequência didática para a produção textual escrita do gênero artigo de opinião na rede social facebookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherPrados, Rosália Maria Nettopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Francis Mari Ribeiro da Silva Tavares_seg.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.