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dc.contributor.advisorTápias-Oliveira, Eveline Mattospt_BR
dc.contributor.authorAndrea, Emília Maria da Silva Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T11:36:21Z-
dc.date.available2023-09-18T11:36:21Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/759-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eveline Mattos Tápias Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação, realizada com trinta alunos da primeira série de 2012 do Curso de Formação de Sargentos de uma escola militar, objetiva analisar seus diários de aprendizagem, produzidos ao longo das práticas letradas do Curso de Redação, a fim de investigar em que medida os relatos dos diários são reveladores do processo de construção identitária desses futuros sargentos em formação inicial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação, cujo instrumento foi o diário de aprendizagem, que forneceu os objetivos de análise, que propiciaram observar quais marcas linguístico-enunciativo-discursivas presentes nos relatos permitiram identificar a tomada de consciência dos alunos em relação ao uso da língua padrão. Com os resultados, queríamos saber também a que conclusão era possível se chegar sobre o uso do diário para favorecer a aprendizagem dos alunos nesse contexto de formação técnico-militar. A análise foi realizada seguindo-se o exposto na teoria sobre identidade, aprendizagem, metacognição e meta-afetividade, posicionamento, interação e mediação. Os resultados mostraram que a inserção no mundo figurado militar aconteceu de forma diferenciada para os sujeitos. Uma das dificuldades apontadas por eles diz respeito à produção de textos na língua padrão, atividade para a qual muitos dizem não ter competência, por crerem que só sabe escrever quem domina regras gramaticais, talvez baseados em crenças (vozes) vindas de vivências anteriores. A mediação e a interação foram apresentadas como elementos importantes para minimizar as dificuldades. Quanto ao posicionamento dos sujeitos frente à professora-interlocutora, evidenciou-se que, de um forma geral, a proximidade veio com o tempo de convivência, influenciando a escolha das palavras e dos gêneros discursivos usados nos relatos. A prática diarista mostrou-se útil para os sujeitos, propiciando-lhes o espaço-tempo necessário para as reflexões sobre si e sua formação, e para a professora-pesquisadora, possibilitando-lhe conhecer o que expressam seus alunos, o que gerou nela reflexões sobre seu pensar e agir enquanto professora de uma escola técnico-militar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation, performed with thirty students from the first grade in 2012, at Curso de Formação de Sargentos (Sergeants' Education Course) in a military school, intends to analyze theirComposition Course, in order to investigate how the reports in the diaries tell us about the identity construction process of these future sergeants in their initial stage. Therefore, it was conducted an action research, whose was the learning diary, which provided the objects of analysis so as to observe which evidences found in the linguistic-discursive reports allow us to identify the awareness of the research subject regarding the use of the standard language. With the results, we would like to know what conclusion could be reached on the use of the diary so as to improve the students' learning in this context of technical-military education. The analysis was performed according to the theory of identity, learning, meta-cognition, meta-affectivity, positioning, interaction and mediation. The results showed that the insertion in the military figured world occurred differently for each research subject. One of the difficulties mentioned by the subjects concerns about the production of texts in the standard language. They claim that they are not competent enough to develop that kind of activity because they believe that you can only write well if you master the grammatical rules, perhaps based on beliefs (voices) originated from previous experiences. The mediation and the interaction were presented as important elements to minimize the difficulties. With regard to the students' positioning in relation to the teacher-interlocutress, it became evident, on the whole, that the close proximity came with the coexistence time, having influence in the choice of the words and of the discursive genre used in the reports. The diary practice was useful for the students, providing them the necessary space-time for reflection about themselves and their education, and for the teacher-researcher, enabling her to know her students' thoughts, producing reflection about her thinking and her acting as a teacher at a military-technical school.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-18T11:36:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emilia Maria da Silva Pereira de Andrade.pdf: 1812068 bytes, checksum: 31f1e43f36e77a67b8cdd4d39dca7a8d (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent101f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiário de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMarcas lingüísticaspt_BR
dc.titleO diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherRamos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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