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dc.contributor.advisorPinto, Adriana Cintra de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Geraldo Generosopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T18:12:54Z-
dc.date.available2019-07-26T18:12:54Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/772-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2011.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos anos, a atividade docente tem sido alvo de diversas pesquisas no campo educacional, e trabalhos variados, sob diferentes enfoques, buscam apontar métodos e concepções teóricas que resultem em fatores como eficiência e qualidade na educação. Contudo, poucos são os estudos que pontuam a atividade docente como trabalho numa perspectiva discursiva, já que, ao longo dos anos, essa profissão foi sócio-históricamente construída no imaginário coletivo como uma "missão", um "dom". Por isso, a dificuldade e a resistência de muitos em conhecê-la como um trabalho na concepção geral do termo, ou seja, um agir humano planejado. O presente estudo tem como objetivo analisar os Conteúdos Básicos Comuns de Língua Estrangeira do estado de Minas Gerais, observando quais as representações sobre o trabalho docente esse documento prefigura. Como referencial teórico, valemo-nos das pesquisas desenvolvidas pelo Interacionaismo Sociodiscursivo (ISD), (BRONCKART, 2003;2004;2006;2008) PELA Ergonomia da Atividade (AMIGUES 2002 e 2004, SAUJAT 2002 e 2004), pela Clinica da Atividade (CLOT 2006, CLOT E FAITA 2000, FAITA, 2004) e pela perspectiva discursiva de ensino como trabalho (SOUSA-E-SILVA E FAITA 2002; MACHADO 2004, 2006, 2008, 2009, 2010; MACHADO E BRONCKART 2004; MACHADO E MATENCIO 2006; AMIGUES 2004; FILLIETAZ 2004). Metodologicamente buscou-se aplicar os procedimentos utilizados pelo ISD na interpretação e análise de textos, desenvolvidos por Bronckart (1999/2003), Branckart e Machado (2004) e Machado (2009). Os resultados apontam para uma concepção de o trabalho docente ser uma mera aplicação de técnicas e conteúdos pedagógicos desenvolvidos por outrem e que se estabelece de forma passiva em sala de aula. Da mesma forma, a figura do profissional docente é relegada a um segundo plano, ficando à sombra de artefatos, metodologias e recursos didáticos considerados os actantes principais deste contexto de interação. O estudo aponta ainda para a necessidade de reflexão sobre os textos de caráter prescritivo no campo educacional e sobre as representações neles veiculadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In recent years, teaching activity has been subject of several researches in education, many works, under different approaches, seeking to identify methods and theoretical concepts that result in factors such as efficiency and quality in education. However, there are few studies that punctuate the teaching activity as work, in a discursive perspective, since over the years, the profession was socio-historically conceited in the collective imagination as a 'mission', a 'gift'. Therefore, the difficulty and resistance of many people about conceiving it as a work, in the general term conception, ie, a human action plan. The present study aims to analyze Common Basic Contents of Second Language in the state of Minas Gerais, noting that the representations of teachers' work prefigures this document. As theoretical framework, we avail ourselves from research developed by Sociodiscursive Interactionism (ISD), (Bronckart, 2003, 2004, 2006, 2008) Ergonomic Activity (AMIGUES, 2002 and 2004, SAUJAT 2002 and 2004), by Clinic Activity ( 2006 CLOT, CLOT 2000 AND FAITA; FAITA, 2004) and discursive perspective of teaching as work (SOUSA-E-SILVA E FAITA 2002; MACHADO 2004, 2006, 2008, 2009, 2010; MACHADO E BRONCKART 2004; MACHADO E MATENCIO 2006; AMIGUES 2004; FILLIETAZ 2004). Methodologically, we sought to apply the procedures used by the Sociodiscrusive Interacionism about the interpretation and analysis of text Bronckart (1999/2003) and Bronckart & Machado (2004), Machado (2009).The results point to a conception of teaching profession as a mere application of technical and educational content developed by others and that is established passively in the classroom. Similarly, teacher profession is relegated to a second, overshadowed by artifacts, methodologies and teaching resources which are considered the main actants in this interactional context. The study also points to the need for reflection about prescriptive texts on educational field and their representations.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T18:12:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geraldo Generoso Ferreira.pdf: 738564 bytes, checksum: e6584f9999b5fa26ca6dbc24ca89ead3 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.format.extent103f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleO trabalho docente representado em textos prescritivos : uma análise dos conteúdos básicos comuns de lingua estangeira do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Siderlene Munizpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
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