Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/781
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações docentes acerca do diretor "ideal" de escola pública
Authors: Silva, Eliana Maria Pereira da
Abstract: Resumo: Muito se tem discutido sobre o papel do diretor de escola, principalmente nas pesquisas desenvolvidas no âmbito do campo educacional. O presente trabalho tem por objetivo a identificação e a análise das representações docentes acerca do papel do diretor "ideal" de escola pública no Estado de São Paulo. Julgamos relevante estudar as representações docentes para que possamos entender como as pessoas formam suas identidades e quais os elementos mais presentes nessas representações, sejam eles afetivos, cognitivos ou sociais. Para atingir o objetivo proposto, recorremos ao conceito de representações de Moscovici, para quem todas as nossas reflexões e comunicações são reproduzidas em representações. Através da palavra conhecemos o mundo, ele é socialmente compartilhado, mas é, ao mesmo tempo, singular para cada ser humano. É necessário levarmos em consideração o que se esconde atrás do que se evidencia literalmente. Daí optarmos pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin, técnica que favorece inferências que vão além do discurso aparente. Este estudo ainda está fundamentado teoricamente nos postulados de Vygotsky em relação ao papel da palavra, vista como um fenômeno ao mesmo tempo do pensamento e da fala. O autor distingue dois componentes no significado da palavra: o significado propriamente dito e o sentido. O último se refere ao significado da palavra para cada indivíduo, de acordo com o seu contexto e com suas experiências afetivas. A pesquisa foi realizada com vinte e oito (28) professores de duas escolas estaduais públicas, e os dados foram obtidos por meio de um questionário composto de seis (6) perguntas abertas respondidas pelos docentes, que orientou a análise das representações docentes acerca do tema proposto. As análises das questões do corpus permitem-nos inferir da fala dos professores que fatores que envolvem o bom relacionamento do diretor com sua equipe foram mais mencionados. Pudemos perceber, ainda, a presença de aspectos afetivos nas representações dos respondentes. Quando se referem ao "diretor", a palavra tem um significado distinto para cada um, de acordo com suas experiências emocionais (perezhivanie). Segundo eles, o diretor "ideal" é aquele que possui autoridade, mas não despreza as relações afetivas e humanas inerentes à gestão escolar. Trata-se, portanto, de um líder, isto é, de um diretor que confere ao pedagógico e ao administrativo igual importância, cabendo-lhe guiar os caminhos da escola não só com firmeza, mas também com cordialidade.
Abstract: There has been a lot of discussion about the principal's role, especially in the scope of the educational field. The main objective of this paper is the identification and analysis of teachers' representations about the role of the public 'ideal' principal in the state of São Paulo. We consider relevant to study the teachers' representations in order to understand how people form their identity and what are the most present elements in these representations, that is: affectivity, cognition or social elements. For reaching the proposed objective we have made use of Moscovici's representation concept, for which all our reflections and communications are reproduced in representations. We know someone through his/her word, it is socially shared, but it is at the same time singular for each human being. It is necessary to take into consideration what is hidden behind what becomes evident literally. For this reason we chose the Content Analysis proposed by Lawrence Bardin, a technique that enables us to make inferences that are beyond the apparent discourse. This study is also theoretically based on Vygotsky's assumptions in relation to the role of the word, considered at the same time as a phenomenon of the thinking and of the talking. The author distinguishes two components in the meaning of the word: the meaning itself and the sense. This last one refers to the meaning of the word for each individual, according to his/her context and affective experience. The research was performed with twenty eight (28) teachers of two public state schools, and the data were obtained through a questionnaire made up of six (06) open questions answered by the teachers about the proposed theme. The analysis of the questions of the corpus, allow us to infer from the teachers' talk that the factors related to the good principal's relationship with his/her team were more mentioned. We can notice, also, the presence of affective factors in the respondents' representations. When they mention the word 'principal' it has a different meaning for each one, according to their emotional experiences (perhizivanie). The 'ideal' principal is the one who has authority, but don't ignore the affective and human relations concerned with the school management. He (She) must be, therefore, a leader, that is, a principal who grants to the pedagogical and to the administrative similar im
Keywords: Gestão escolar
Escola pública
Afetividade
Representações sociais
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/781
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliana Maria Pereira da Silva_seg.pdf826.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.