Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGhiraldelo, Claudete Morenopt_BR
dc.contributor.authorRamos, Fábio de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-15T21:43:23Z-
dc.date.available2023-06-15T21:43:23Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/784-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Claudete Moreno Ghiraldelopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa visa a analisar as representações de "escola" materializadas nos depoimentos de alunas pertencentes a classes sociais menos favorecidas e que se evadiram ainda durante o ensino fundamental para, posteriormente, retornarem seus estudos via turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aluno que inicia sua vida escolar, ao se relacionar com as diversidades (e adversidades) da língua e da educação, pode oferecer, como resposta, movimentos de auto exclusão, indicando, em situações agudas, renúncia perante o seu papel social como estudante, gerando, dessa forma, alienação do processo educativo e consequentemente do universo formal escolar. Em última instância, este estudo procurou compreender os mecanismos de auto exclusão e os fatores que contribuíram para a evasão escolar. O aporte teórico da pesquisa se fundamenta na Análise do Discurso de Linha Francesa, sobretudo nos estudos postulados por Pêcheux e Foucault na interface com a psicanálise. Foram realizadas entrevistas orais, informais, semiestruturadas, para que se pudessem investigar, a partir das regularidades enunciativas, marcas ideológicas que revelassem os modos de subjetivação e efeitos de sentido, indicando as posições do sujeito desejante em relação ao Outro. Levantamos como Hipótese que o aluno egresso, ao retornar à escola, o faz conforme motivação proveniente do desejo do Outro (seja do Estado, ou do contexto econômico-social), afetado pelas metanarrativas que concebem a educação formal como único meio de se atribuir poder ao saber do aluno em questão. Entretanto, esse discurso sócio historicamente compartilhado não produz os mesmos efeitos de verdade para o pesquisado, uma vez que este não consegue significar/singularizar a educação formal, resultando em novas situações de auto exclusão de sua vida escolar. Em última instância, desconstruímos esses mecanismos de auto exclusão, de modo que os depoentes conseguissem singularizar e significar seu processo de aprendizagem na escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the representations of 'school' materialized in the testimonies of students belonging to lower social classes and that evaded even during elementary school to subsequently resume their studies via classes from EJA (School for Youngs and Adults). The student who starts his school life, when dealing to the differences (and adversities) of language and education, can offer as an answer, movements of self exclusion, indicating, in acute situations, resignation before its social role as a student generating thus alienation regarding the educational process and consequently the academic formal universe. Ultimately, this study sought to understand the mechanisms of self exclusion and the factors contributing to school dropout. The theoretical research is based on French Analyses of Speech, especially in studies postulated by Pecheux and Foucault, interfacing with psychoanalysis. Oral, informal, semi-structured interviews were conducted, so that it could be investigated, from the enunciative regularities, ideologic marks that reveal modes of subjectivity and meaning effects, indicating the positions of the desiring subject in relation to the Other. One raised the hypothesis that the evaded student, returning to school, does it according to the motivation from the desire of the Other (whether of the State, or the economic and social context, or someone else's desire), affected by metanarratives that conceive formal education as the only means to empower upon learning of the student in question. However, this social discourse historically shared does not produce the same signification effects according to the interviewee, since he can not singularize formal education, resulting in new situations of self exclusion of his academic life. Ultimately, one wants to deconstruct these mechanisms of self-exclusion, so that the interviewed ones can singularise their learning process in school.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-15T21:43:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabio de Oliveira Ramos.pdf: 1114897 bytes, checksum: 8efb6a9ba689fd0645a7341f86cfd31d (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent170f. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEJA - Educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleRepresentações de escola por alunos evadidos e reinscritos em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherBertoldo, Ernesto Sérgiopt_BR
dc.contributor.otherCavallari, Juliana Santanapt_BR
dc.contributor.otherUyeno, Elzira Yokopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabio de Oliveira Ramos.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.