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dc.contributor.advisorDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorPinto, Elianapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T12:24:03Z-
dc.date.available2023-09-19T12:24:03Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/786-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damiãopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo acompanhar a trajetória de uma professora de inglês em um projeto em uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, na condução de uma unidade didática por ela elaborada para o ensino da língua inglesa a partir de narrativas infantis, neste caso "Os Três Porquinhos". Nesse processo, as narrativas escritas pelos alunos constituem objeto de reflexão e análise pela professora, que os avalia à luz das oportunidades de aprendizagem construídas para os alunos em sala de aula. Participaram do projeto crianças entre 9 e 11 anos, que escreveram suas próprias versões de Os Três Porquinhos, em dois momentos distintos: uma primeira versão em português escrita na primeira aula e uma segunda versão em português e inglês escrita na penúltima aula. Essas produções, bem como a narrativa (em inglês) utilizada nas aulas, foram analisadas pelos preceitos da Gramática Sistêmico-Funcional, à luz de Halliday (1985/1994 e seguidores), principalmente Christie (2005) e Gouveia (2008 e 2009). Os critérios para a análise de histórias envolvem as seguintes categorias: as referências (endofórica); o tema e a progressão temática; a densidade lexical; o uso de terceira pessoa, o conhecimento sistemático da língua na produção de narrativa, significados experienciais que envolvem os processos: os mentais, materiais, comportamentais, existenciais, verbais e relacionais, e as etapas de organização da narrativa. Os resultados revelam como as narrativas analisadas apresentam as características sistêmicas identificadas e discutidas na literatura e a maioria dos estágios e elementos fundamentais para sua organização textual. Conhecer essas características pode embasar a decisão do professor de língua estrangeira com referência não somente quanto ao o quê ensinar, mas também, e, sobretudo, quanto ao como ensinar os conteúdos dos diversos programas de ensino de línguas estrangeiras, a fim de colaborar no aperfeiçoamento da produção escrita dos aprendizes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims at following the trajectory of an English teacher in a project in a state elementary school in a city of Vale do Paraíba, São Paulo, in conducting a teaching unit based on a fairy tale, in this case, 'The Three Little Pigs'. In this process the stories written by the students constitute the object of reflection and analysis for the teacher, who evaluates them in the light of learning opportunities built for students in the classroom. Participated in the project children aged 9 to 11, who wrote their own versions of The Three Little Pigs, in two different moments: the first version written in Portuguese in the first class, and a second version written in Portuguese and English in the 6th class (one before the last). These productions, as well as the story (in English) used in class, were analysed in the light of Systemic-Functional Grammar, as discussed by Halliday (1985/1994 and his followers), mainly by Christie (2005) and Gouveia (2008, 2009). The criteria for analysing stories involve the following categories: references (endophoric), theme and thematic progression, lexical density, the use of third person, systematic knowledge of the language in the production of narrative, experiential meanings involving the processes: mental, material, behavioral, existential, verbal, relational, and organizational stages of the narrative. The results reveal how the systemic features were identified and discussed in the literature in the stories analysed, and most of its fundamental stages and key elements for the text organization. Knowing these characteristics can help the decision of the foreign language teacher with reference not only as to what to teach, but also, and especially as to how to teach the content of the various programs of foreign language teaching in order to collaborate in developing learners written production.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-19T12:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliana Pinto.pdf: 4101683 bytes, checksum: afb621adffa0ec6bab361505b94e2108 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent114 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.titleEnsinando e aprendendo inglês a partir de narrativas à luz da linguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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