Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Vania Maria Medeiros de Faziopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T19:37:22Z-
dc.date.available2019-07-26T19:37:22Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/790-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Graziela Zamponipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo observado a complexa função do professor de Língua Portuguesa para orientar os aprendizes a olharem de maneira crítica os diferentes discursos que estão inseridos na esfera jornalística, este trabalho, baseado na teoria bakhtiniana, foi proposto, visando a observar as relações dialógicas entre enunciados opinativos da mídia impressa, o leitor presumido e o contexto sócio-histórico. Através do relacionamento de alguns aspectos do editorial, do artigo de opinião, da charge e da ilustração, pretendeu-se promover um olhar diferenciado na leitura desses discursos, propiciando ao aprendiz o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem para fins de seu aprimoramento como pessoa humana, como esperado pelos ditames dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), assim como capacitá-lo para o progresso de seus estudos. Além da teoria dialógica de Bakhtin e seu Círculo, foram empregadas, pela necessidade analítica, concepções teóricas relacionadas à mídia impressa, baseadas em Charaudeau (2010) e Melo (2003), e à análise da linguagem verbovisual, baseada em Dondis (2007). Entre os enunciados foram observadas a sintonia e a assimetria por meio do cruzamento dos sentidos procedentes da materialidade linguística/verbovisual e pelo tom avaliativo adotado. Nas configurações imagéticas foram examinadas as relações de sentido com o texto escrito, revelando a relação sócio-histórica que os envolve, assim como respondem ao leitor pressuposto do jornal e ao contexto imediato. Para a análise, foram selecionados do jornal Folha de S. Paulo o editorial e a ilustração correspondente de 09 de janeiro de 2011, uma semana após a posse de Dilma Rousseff como presidente do Brasil, cujo discurso conduziu a temas diversos sobre as conquistas femininas. Também foram escolhidos o artigo de opinião e a charge de 18 de março de 2011, sobre a visita de Barack Obama ao Brasil, que direcionou a diferentes temas sobre a relação Brasil e Estados Unidos. Espera-se que esse estudo desenvolvido sob a perspectiva dialógica da linguagem venha a acrescentar ao profissional de educação sugestões de análise das linguagens midiáticas, a fim de auxiliar os aprendizes quanto ao julgamento crítico das opiniões apresentadas pela mídia impressa, além de estimular futuras pesquisas nos estudos da Linguística Aplicada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Having observed the complex role of the Portuguese Language teacher in guiding the learners to look critically the different discourses inserted into the journalistic sphere, this paper was proposed, based on the Bakhtinian theory, in order to observe the dialogical relations among opinionated statements press media, the presumed reader and the socio-historical context. Through the relationship between some aspects of different enunciations like editorial, opinion article, charge and illustration, this work intends to promote a distinguished look over theses speeches, providing the student the knowledge of contemporary language forms, to improve them as human being, as expected by the PCN (National Curriculum Parameters), as well as enabling their studies progress. Besides Bakhtins dialogical theory and his Circle, due to the analytical needs, several theoretical conceptions were applied, related to the press media production, based on Charaudeau (2010) and Melo (2003), and to the verbal-visual language analysis, according to Dondis (2007). The harmony and asymmetry between the utterances were observed through the cross-evaluation of different points of view and the evaluative tone adopted in each of them. It was also observed in the verbal-visual images the meaning relations with the written text, revealing the social-historical relation that involves them, as well as they respond to the presumed newspaper reader and to the immediate context. For analysis, it were selected editorial and its corresponding illustration from Folha de S. Paulo newspaper, dated January 9th 2011, one week after Dilma Rousseff assumed Brazilian presidency, which speech led to various topics on womens achievements. It was also chosen opinion article and charge from March 18th 2011 about Barack Obamas visit to Brazil, which led to different topics about the relationship among Brazil and the United States of America. It is expected that this study, developed under the dialogic perspective of the language, will provide to the education professional suggestions for media language analysis, in order to enable students critical judgment over the opinions presented by the press media, as well as to stimulate future researches in the Applied Linguistic field.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T19:37:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vania Maria Medeirosde Fazio Aguiar.pdf: 2143205 bytes, checksum: f0772d5eadd2de6def62879d37d98ed5 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent128f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLinguagem verbo-visualpt_BR
dc.subjectRelações dialógicaspt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectGêneros opinativospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleUma proposta de leitura dialógica da linguagem verbovisual de gêneros opinativos da mídia impressapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherZamponi, Grazielapt_BR
dc.contributor.otherPinto, Sonia Sueli Bertipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vania Maria Medeirosde Fazio Aguiar.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons