Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/796
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Primeiro contato com uma língua estrangeira : representações da língua inglesa e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem
Authors: Mota, Marcileni Aparecida Alves dos Santos da
Abstract: Resumo: A percepção de que alunos do Ensino Fundamental não se interessavam pela Língua Inglesa (LI) constituiu o problema de pesquisa, que foi norteada pela seguinte pergunta: Quais representações da LI são construídas por alunos do 6º ano (antiga 5ª série) de escolas públicas? O pressuposto foi de que, conforme as representações da LI, os alunos poderão se interessar mais, ou menos, pela matéria. O objetivo foi identificar quais eram as representações de LI e, por meio delas, propor atividades e materiais didáticos que pudessem deslocar e ampliar tais representações, a partir de seus interesses culturais e de suas posições sociais. A base teórica da pesquisa foi a Análise de Discurso de linha francesa, campo teórico que considera que toda produção de linguagem apresenta lastros com o social, histórico e ideológico de quem a produz, considerando, assim, que há uma relação intrínseca entre o sujeito, tudo o que o constitui, e sua enunciação. A hipótese da pesquisa é de que o desinteresse dos alunos se deve por tomarem o ensino de LI como disciplina escolar. O corpus da pesquisa foi constituído pelas respostas a um questionário social, a partir do qual se procurou detectar o nível social e cultural dos alunos, bem como se já haviam tido algum contato de maneira sistemática e regular com a LI; e pelas respostas a duas questões dissertativas, uma constante da avaliação do 1º bimestre e a outra, de uma atividade didática que realizaram após trabalhar com um material elaborado a partir de placas de trânsito e de um centro comercial da cidade. Participaram da pesquisa, aproximadamente 90 alunos de três classes de 6º ano, de duas escolas públicas e periféricas de São José dos Campos, SP. Com a análise dos registros do corpus, foi possível detectar quais as representações de LI por eles construídas e verificar que as condições de produção dos discursos dos alunos sustentam tais representações. Após esse levantamento inicial, foi elaborado material didático específico, que foi trabalhado com os alunos. Posteriormente, foi possível detectar pequenos deslocamentos dos alunos em relação às representações de LI.
Abstract: The perception that elementary school students were not interested in English language (LI) was the research problem, which was guided by the following question: What representations of LI are built by students of the 6th year (old grade 5) public school? The assumption was that, as representations of LI, students may be more interested or less by the matter. The goal was to identify which were the representations of LI and, through them, propose activities and materials that could pan and zoom such representations from their cultural interests and their social positions. The theoretical basis of the research was the analysis of French Discourse, theoretical framework that considers all language production presents ballasts with the social, historical and ideological who produces it, considering, well, there is an intrinsic relationship between the subject, all that is, and his enunciation. The research hypothesis is that the students' disinterest is due to take teaching as LI school discipline. The research corpus was constituted by social responses to a questionnaire, from which we tried to detect the social and cultural level of the students, as well as whether they had had contact in a systematic and regular manner with LI; and the responses to two essay questions, a constant review of the 1st quarter and the other, a didactic activity performed after working with a material made from road signs and a shopping center. Participated in the survey, approximately 90 students from three classes of 6th grade, two public schools and outlying São José dos Campos, SP. With the analysis of the corpus records, it was possible to detect which representations of LI built by them and check the conditions of discourse production students support such representations. After this initial survey was devised specific didactic material, which was working with the students. Later, it was possible to detect small shifts of students in relation to representations of LI.
Keywords: Linguística aplicada
Análise do discurso
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/796
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcileni Aparecida Alves dos Santos da Mota_seg.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons