Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/817
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Habilidades de Leitura para o 5º ano a partir da matriz de referência da Prova Brasil : da teoria à prática
Authors: Lima, Jocimara Aparecida de
Abstract: Resumo: A presente pesquisa enfoca as características das questões de leitura da Prova Brasil para o 5º ano do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das habilidades de leitura exigidas por essa Prova. Insere-se no projeto observatório da Educação/UNITAU "Competências e habilidades de leitura; da reflexão teórica ao desenvolvimento e aplicação de propostas didático-pedagógicas nº 23038010000201076, financiado por CAPES/INEP. Foi motivada pelo interesse dos professores em conhecer melhor a Prova Brasil para desenvolver nos alunos as habilidades leitoras e pelo fato de os alunos demonstrarem muitas dificuldades de compreensão textual. A pesquisa objetiva, de modo geral e no âmbito do Projeto Observatório/UNITAU, contribuir para oferecer subsídios para um trabalho focado no desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos do 5º ano do Ensino fundamental. Especificamente os objetivos dessa pesquisa são: 1º Identificar os gêneros discursivos que aparecem nas questões da Prova Brasil para o 5º ano até 2011 e as habilidades de leitura cobradas nessas questões; 2º Desenvolver atividades de leitura em uma sala do 5º ano do ensino fundamental, focando nos três gêneros discursivos mais frequentemente utilizados na Prova Brasil, identificados no primeiro objetivo citado - fábula, poema e tira -, e refletir sobre os resultados obtidos. Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de gêneros discursivos; na abordagem sociocognitiva de leitura; nos conceitos de competência e habilidades leitura; no conceitos de sequencia didática. Os procedimentos metodológicos da pesquisa dar-se-ão por meio de: análise qualitativo-interpretativista das questões da Prova Brasil para o 5º ano e de desenvolvimento de pesquisa ação em uma sala de 5º ano de uma escola da rede municipal de Taubaté. Como resultados, observou-se que o levantamento sobre os gêneros discursivos das questões da Prova Brasil foi fundamental para encaminhar a pesquisa ação e que as sequencias didáticas de leitura que explora as características dos gêneros discursivos alvo da leitura e mobiliza habilidades cobradas pela Prova Brasil. Os alunos mostraram-se interessados pelos textos e, pelos resultados das atividades, pudemos observar que se apropriaram das principais características dos gêneros, inclusive do poema, pouco conhecido por eles até a participação nesta pesquisa-ação. Conclui-se que atividades de leitura na perspectiva desenvolvida nesta pesquisa contribuem significativamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura.
Abstract: This research focuses on the characteristics of the reading and interpretation questions of 'Prova Brasil' for the 5th grade of Elementary School and on the development of reading skills required for this event. It is part of the project called UNITAU Education Observatory 'reading competences and skills; from theoretical reflection to the development and implementation of educational and pedagogical proposals', number 23038010000201076, sponsored by CAPES / INEP. Its motivation was teachers' interest to know 'Prova Brasil' better in order to develop students' reading abilities and for the fact that many students show difficulties in reading comprehension. The research aims, in general and within the UNITAU Observatory Project, to help provide grants for a work focused on developing students' reading skills in the 5th grade of Elementary School. Specifically, the objectives of this research are: 1) Identify the discursive genres that appear in questions of 'Prova Brasil' for the 5th grade until 2011 and the reading skills evaluated in these questions; 2) Develop reading activities in a 5th grade class, focusing on the three discursive genres, the ones most often found in 'Prova Brasil', identified in the first mentioned purpose - fables, poems and strips - and reflect on the results. It is based on Bakhtin's concept of discursive genres, on the sociocognitive approach to reading, on the concepts of reading competences and skills, on the concept of didactic sequence. The research methodological procedures are qualitative- interpretative analysis of the questions of 'Prova Brasil' for 5th grade and the development of action research in a 5th grade classroom of a school in the city of Taubaté. As a result, it was observed that the survey on the questions of discursive genres 'Prova Brasil' was very important to further the action research and that the reading didactic sequences and the collections of texts were very efficient to organize a reading work that explores the characteristics of target discursive genres and mobilizes skills evaluated in 'Prova Brasil'. Students were interested in the texts, and by the results of the activities, we conclude that they could learn the main features of the genres, including poems, little known by them until they participated in this action research. We concluded that reading activities in the perspective developed in this research can contribute significantly to the development of reading skills.
Keywords: Leitura
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/817
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jocimara Aparecida de Lima.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.