Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/826
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura e análise do gênero reportagem para as aulas de leitura no ensino médio
Authors: Costa, Liene Silva da
Abstract: Resumo: A utilização de temas diverdificados nas aulas de leitura é uma forma de viabilizar o contato dos alunos com vérios textos que estão constituídos dentro de algum gênero. Sabe-se que a esfera jornalística é rica em gêneros advindos de assuntos relacionados à vida social, os quais fazem uso de recursos não-verbais, tais como fotografias, imagens e cores, para construírem seus sentidos. Esta dissertação teve como objetivo geral focalizar o jornal impresso como um recurso por meio do qual a escola pode didatizar o gênero reportagem nas aulas de leitura para o Ensino Médio, tratando-o como um meio de ensino e aprendizado, com o intuito de melhorar o desempenho do aluno quanto à compreensão e como objetivo específico analisar nas reportagens impressas os títulos, os títulos auxiliares e lide de quatro pares de reportagens impressas, de jornais dos estados de São Paulo e do Amazonas, e apresentá-las como proposta de ensino para as aulas de leitura. A escolha deste gênero textual é justificada por sua ampla circulação social, pelo fato de nele ser empregada linguagem verbo-visual, e por sua relação direta com o contexto sócio-histórico e cultural dos alunos. O constructo teórico que batizou esta dissertação é constituído pelos pressupostos bakhtinianos sobre gêneros textuais e linguagem; por teorias referentes à esfera jornalística; e por estudos sobre leitura e estratégias paracompreensão leitora em determinadas perspectivas. Os resultados mostraram que o trabalho com o gênero reportagem trouxe mais dinamismo às aulas de leitura, atraindo a atenção dos alunos e possibilitando a compreensão textual, mesmo dos leitores menos proficientes, vez que este gênero ao tratar de assuntos relacionados à sociedade contemporânea, lança mão de ambas linguagens verbal e não-verbal.
Abstract: The use of diverse themes in reading classes is a way to facilitate the contact of students with various texts that are composed inside some sort of genre. It is known that the journalistic sphere is rich in genres that happen to arise from matters relating to social life, which make use of non-verbal resource, such as photographs, images and colors to build their senses. This paper aims to focus on the print newspaper as a resource through which the school can didactically instruct general reporting in High School reading classes, using it as a means of teaching and learning and specifically, it aims to analyze on general reporting the headlines, subtitles and headings of the printed material, from newspapers of the states of Sao Paulo and Amazonas, and present them as a proposal of teaching to reading comprehension classes. The reason for the choice of this genre was due to its great circulation, the use of a verb-visual language, and its relation to the socio historical-cultural context of students. The foundational theory that guided this paper consists of Bakhtin assumptions about text genres and language; theories concerning the journalistic sphere and studies of reading and reading comprehension strategies in certain perspectives. The results showed that the work with general reporting brought more dynamism to the reading classes, attracting the attention of students and enabling the reading comprehension of even the least proficient readers, since this genre deals with issues related to contemporary society, it makes use of both verbal and non-verbal language.
Keywords: Gênero reportagem
Jornal impresso
Leitura
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/826
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Liene Silva da Costa.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.