Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Marli da Conceição Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T15:58:33Z-
dc.date.available2019-07-30T15:58:33Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/828-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas últimas décadas, a demanda pela leitura é cada vez maior em nossa sociedade. Ela é requerida para que se possa ter acesso às informações veiculadas das mais diversas maneiras, tais como outdoors, revistas, jornais, livros, internet e para que os indivíduos sejam capazes de se posicionar criticamente nas diversas situações. Uma delas é como consumidores, pois todos nós, inclusive os adolescentes, somos bombardeados dia após dia por propagandas veiculadas pelos meios de comunicação. A propaganda impressa foi escolhida para este trabalho de leitura em sala de aula com alunos do Ensino Médio porque é um gênero discursivo muito rico em seus elementos constitutivos. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver as habilidades de leitura de alunos do ensino médio, especificamente desenvolver um projeto de leitura do gênero discursivo propaganda impressa nas aulas de Língua Portuguesa, visando a contribuir para a formação de leitores mais proficientes e críticos desse gênero. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa-ação em 02 salas de aula do 2º e 3º ano do ensino médio, de uma escola estadual de um município do Vale do Paraíba, no segundo bimestre de 2011. A fundamentação teórica para a análise dos dados gerados durante a pesquisa-ação é referente à abordagem sociocognitiva de leitura, ao conceito bakhtiniano de linguagem e de gêneros discursivos e a estudos sobre a propaganda impressa. A análise dos resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula é feita de modo qualitativo, com base em pressupostos teóricos eleitos como adequados à pesquisa. Este estudo possibilitou a realização de um trabalho com as habilidades de leitura do gênero discursivo propaganda impressa para um maior desenvolvimento do senso crítico dos alunos no momento da leitura desse gênero discursivo. A proposta da análise das propagandas a partir de procedimentos de leitura resultou em um nível de conhecimento de leitura desse gênero que talvez de outra forma não tivesse êxito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the last decades the demand for reading has increased significantly in our society. Reading is required to access the information transmitted by the most various ways such as billboards, magazines, newspapers, books and the internet. In a way, consumers, including the teenagers, are being daily bombed by the advertisements conveyed by the means of communication. The print advertising was chosen for this work of reading in the classroom with secondary school students because it is a discursive way constituted of very rich elements. The general objective of this research is to develop the secondary school students' reading skills, particularly developing a print advertising reading project in the Portuguese Language classes, aiming at forming more proficient and critical readers of this type of discourse. Therefore, it was developed an action-research in two secondary school classrooms (grades 2 and 3), in a state school of a town in the Vale do Paraíba region, in the second bimester of 2011. The theoretical foundation for the analysis of the data obtained during the action-research refers to the reading socio-cognitive approach, to the Bakhtin's concept of language and types of discourse, and to studies on print advertising. The analysis of the results of the activities developed in the classroom is done in a qualitative way, based on theoretical presuppositions elected as adequate for the research. This study enabled to carry out a work with the reading skills of the print advertising discursive way for a greater development of the students' critical sense while reading this type of discourse. The proposed analysis of advertisements from reading procedures resulted in a level of knowledge of this kind of reading that might not otherwise succeed.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-30T15:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marli da Conceicao Faria Barbosa.pdf: 2044363 bytes, checksum: cd299bf26d63502915a211a105368617 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent100f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPropaganda impressapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleA leitura e propaganda em sala de aula do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherPaula, Orlando dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marli da Conceicao Faria Barbosa.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons