Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRomero, Tania Regina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Ana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T21:31:32Z-
dc.date.available2023-06-02T21:31:32Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romeropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação está inserida na linha de pesquisa "Formação de professores de línguas" no projeto "auto-avaliação do educador de línguas", tendo como foco a prática docente e de que modo escolhas linguisticas feitas pelo professor durante as aulas de leitura em língua inglesa favorecem a interação do aluno com o texto. A pesquisa investiga de que maneira as intervenções feitas pelo professor, através de perguntas, em aula de leitura em Língua Inglesa, como língua estrangeira, suscitam reflexão crítica. Utiliza-se a Gramática Sistemico-Funcional (GSF) como ferramenta no estudo da linguagem em uso para amparar teoricamente os múltiplos significados que podem ser atribuidos a uma mesma leitura. Na metodologia, utilizam-se as noções de etnografia de Cançado (1994), sendo que a coleta de dados foi feita por transcrições de gravações de aulas de leitua do gênero "contos infantis" com alunos de 7° série de uma escola da rede particular. Os resultados foram analisados qualitativamente sob a perspectiva crítica da prática docente, utilizando-se como aporte teórico obras de autores como Liberali (2003); Coracini (2002); Magalhães (2003); Romero (2003/2004/2006). Os resultados obtidos após avaliação e reavaliação constante da realidade das aulas e dos dados da pesquisa indicam uma contribuição para o aprimoramento da prática docente da pesquisadora enquanto mediadora de conhecimento de Língua Inglesa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is related to the area "Development of teachers of languages" in the project "Auto-evaluation of the language teacher", focusing on the educational practice and in what way the linguistic choices, made by the teacher during the classes of reading in English, favor the interaction of the student with the text. In this way, the students learning of the foreign language (FL) can increase the teachers self perception as a knowledge constructor, happening while new meanings are incorporated to the thought of the learner. The research investigates how the interventions made by the teacher, through questioning, in a reading class in English, as a foreign language, develop critical sense. The Systemic Functional Grammar (SFG) is used for the analysis of the language use and the various meanings attributed to the same text. Cançados ethnography (1994) serves as a tool for the data collecting, which was made through recording transcriptions of childrens tales reading classes, with students of the 7th grade in a private school. The results were analyzed qualitatively under the critical perspective of the educational practice and used as a theoretical support authors such as Castro (1998); Liberali (2003); Magalhães (2003) and Romero (2003;2004;2006). The results obtained after the data analysis and the constant evaluation of her classes indicated a contribution to the improvement of her practice as a knowledge mediator in Englishpt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-02T21:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Maria Pereira.pdf: 3149740 bytes, checksum: f5971d44fd0b2b7def1687685bd92937 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent121f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleA linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Maria Pereira.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.