Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Claudetept_BR
dc.date.accessioned2019-08-06T12:42:36Z-
dc.date.available2019-08-06T12:42:36Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/846-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romeropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o intuito de contribuir como parâmetro de avaliação de material didático para demais profissionais que trabalham com a língua inglesa, inserido na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira e no projeto Ensino-Crítico Reflexivo de Língua Estrangeira, tem como objetivo discutir a orientação didática para o ensino de leitura em inglês, proposto na unidade "The Natural World" do livro didático Great 2. A discussão ancora-se, principalmente, nos Parâmetros Curriculares de Língua Estrangeira (Brasil, 1998), pois as autoras do livro afirmam desenvolver um trabalho de acordo com esse documento. As perguntas de pesquisa que norteiam esse trabalho, baseados nos pressupostos teóricos do PCN-LE (Brasil, 1998), Sole (1998), Lousada (2005), Dias (2006), entre outros são: Como se caracterizam os textos para o desenvolvimento de leitura na unidade? De que forma a compreensão escrita é trabalhada na unidade? Qual a relação da proposta de leitura da unidade com a proposta dos PCN-LE (Brasil, 1998)? Para respondê-las, foram criadas categorias para análise relacionadas a cada uma delas. As conclusões demonstraram que a unidade analisada apresenta relações com a proposta dos PCN-LE (Brasil, 1998) no tocante à leitura, no entanto, revelam inconsistência quanto às suas orientações didáticas, como a exploração do conhecimento de mundo, textual e sistêmico, pré-leitura, leitura e pós-leitura, além dos problemas na escolha dos textos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to contribute as a parameter of evaluation for didactic materials for others professionals that work with English language, this paper, following the foreign language teaching-learning and the foreign language self critical project line of research, has the objective of discussing the didactic orientation to teaching reading in English, as proposed in the unit " The natural World" from the didactic book Great 2. The discussion is based mainly on Parâmetros Curriculares Nacionais de Lingua Estrangeira (BRASIL, 1998) as the authors of the book claim to develop their work according to it. The questions of research that guide this paper, based on the theoretical suppositions of PCN-LE (BRASIL, 1998), Solé (1998), Nuttall (1985), Lousada (2005), Dias (2006) among others are: How are the reading development texts in the unit characterized? How is writing comprehension treated in the unit? What is the relationship between purpose of the unit reading and the purposed by PCN-LE (BRASIL, 1998)? To answer these analytical categories related to each question were created. The conclusions show that the unit analyzed relates well to the proposal of the PCN-LE (BRASIL, 1998) with respect to reading, however, they reveal inconsistency in relation to the didactic orientations such as, exploring knowledge of world, textual and systemic , pre-reading, reading and post-reading, other then problems in the choice of texts.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T12:42:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudete de Oliveira.pdf: 5321026 bytes, checksum: 0d49e22068bd0d912b75d4ba02af3102 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent140f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleOrientação didática de leitura em Inglês : análise de uma unidade didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherRamos, Rosinda de Castro Guerra, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Claudete de Oliveira.pdf5.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons