Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/848
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Silvia Helena Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T18:38:11Z-
dc.date.available2019-07-30T18:38:11Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/848-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm como um dos objetivos gerais para o ensino fundamental que os estudantes sejam capazes de "saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos" (BRASIL, 1997, p. 69). Considerando essa premissa e a necessidade da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano social, a educação também tem sido alvo de soluções de cunho tecnológico, que podem fornecer materiais de referência para professores e alunos pela utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e pelo desenvolvimento de um trabalho reflexivo sobre a linguagem digital. Nesse sentido, este estudo justifica-se pela necessidade de trabalhar as Tecnologias de Informação e Comunicação nos ambientes escolares e, mais precisamente, com a linguagem digital. O objetivo da pesquisa é fazer um levantamento das características da plataforma online Currículo+ com relação aos conceitos de Hipertextualidade, Interatividade e Usabilidade e apontar alguns fatores que possam auxiliar os professores na utilização dessa plataforma no que diz respeito à Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica, utilizam-se os estudos sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar, bem como estudos sobre as concepções de linguagem que podem auxiliar o embasamento teórico para o uso da linguagem digital. Em seguida são utilizados os estudos sobre algumas características das Tecnologias de Informação e Comunicação como a Hipertextualidade, Interatividade e Usabilidade. Os resultados demonstraram que a plataforma Currículo+ pode se tornar uma importante ferramenta de auxílio para o professor de Língua Portuguesa. Entretanto, também apontam para a necessidade de observar a qualidade dos recursos digitais disponíveis, para que o recurso auxilie de fato a aprendizagem. ABSTRACT The National Curriculum Parameters have as one of the general objectives for elementary school students to be able to "know how to use different sources of information and technological resources to acquire and build knowledge" (BRAZIL, 1997, p. 69). Given this premise and the emergence of the use of information and communication technologies in everyday social life, education has also been the target of technological nature solutions, which can provide reference materials for teachers and students through the use of Information and Communication Technologies and the development of a reflective work on digital language. In this way, this study is justified by the need of working the Information and Communication Technologies in school environments and, more precisely, with the digital language. The objective of the research is to survey the online platform features Curriculum + with respect to the concepts of Hypertextuality, Usability and Interactivity and point out some factors that can assist teachers in the use of this platform with regard to Portuguese. As a theoretical basis, the studies on the use of Information and Communication Technologies in the school environment are used, as well as studies on the language concepts that can help the theoretical basis for the use of digital language. Then studies on some characteristics of the Information and Communication Technologies are used as Hypertextuality, Usability and Interactivity. The results showed that the Currículo+ platform can become an important support tool for the Portuguese teacher. However, they also point to the need of observing the quality of digital resources available so that the resource really assists the learning process.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The National Curriculum Parameters have as one of the general objectives for elementary school students to be able to "know how to use different sources of information and technological resources to acquire and build knowledge" (BRAZIL, 1997, p. 69). Given this premise and the emergence of the use of Information and Communication Technologies in everyday social life, education has also been the target of technological nature solutions, which can provide reference materials for teachers and students through the use of Information and Communication Technologies and the development of a reflective work on digital language. In this way, this study is justifiede by the need of working the Information and Communication Technologies in school environments and, more precisely, with the digital language. The objective of the research is to survey the online platform features Curriculum + with respect to the concepts of Hyertextuality, Usability and Interactivity and point out some factors that can assist teachers in the use of this platform with regard to Portuguese. As a theoretical basis, the studies on the use of Information and Communication Technologies in the school environment are used, as well as studies on the language concepts that can help the theoretical basis for the use of digital language. Then studies on some characteristics of the Information and Communication Technologies are used as Hypertextuality, Usuability and Interactivity. The results showed that the Currículo + platform can become an important supprt tool for the Portuguese teacher. However, they also point to the need of observing the quality of digital resources available so that the resource really assists the learning process.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-30T18:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Helena Santos Vasconcellos.pdf: 2003485 bytes, checksum: 32ecbc7d42cef5883503c99b284bac9b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent87 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titlePlataforma online currículo+ : recursos tecnológicos digitais para o ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvia Helena Santos Vasconcellos.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons